RECONHECENDO SANTA CATARINA

1º ao 2º DIA = 04 e 05.01.13

CURITIBA - MAFRA - CANOINHAS - IRINEÓPOLIS - PORTO UNIÃO - ABELARDO LUZ - SÃO LOURENÇO DO OESTE - SÃO MIGUEL DO OESTE

Hoje ( 04.01.13 ) inicio mais um passeio de moto.
Quando fiz o Brasil em outras oportunidades, apesar de não ter tido pressa, não conheci suficientemente os Estados pelos quais passei.
Agora, com mais calma, pretendo conhecer mais de perto alguns deles.
 
Desta vez será Santa Catarina, seguindo esse mapa   A Q U I    nos primeiros dias.
 
Obs: Contatos por torpedo para o celular  41-9977-0609
 

"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”.

Amyr Klink

 

 

04 - Saí de Curitiba com aquele tempo indeciso ( se chovia ou fazia sol ). Me adiantei ao Bonde de Bodes do Asfalto que estavam indo para Serra do Rio do Rastro-SC e os esperei na Fazenda Rio Grande-PR onde me incorporei ao Bonde até a cidade de Mafra-SC. Lá chegando encontramos os Bodes Marcelo e Evaldo "Gole".

         

 Me despedi do Bonde e fui na Caixa Econômica visitar meu colega Aliomar integrante do ROTA X Moto Clube. Chegando lá encontrei o Gerente Geral Edimar que há muito tempo não o via. Foi bom reencontrá-los.

 

Em seguida fui almoçar na casa do Bode Rivanil / Patrícia com quem já havia estado numa viagem anterior, quatro anos antes. Interessante ver a "coleção" de motos dele. Tem uma Harley 1948, uma BMW 1956 e várias outras motos. Este gosta de moto mesmo. rs

   

Me despedindo do casal encontrei o Bode Sá Ribas com o qual conversamos por algum tempo.

   

Mais informações sobre Mafra-SC:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Mafra_%28Santa_Catarina%29

Seguindo viagem cheguei em Canoinhas e ao parar no trevo para telefonar eis que para um carro e desce o Nagi, Bode de São Bento do Sul, para me cumprimentar. Em seguida já ligou para outros Bodes de Canoinhas Diderot e Paulo de Tarso, que já trouxe o Bode Vanderlei que é de Irineópólis e assim quase saiu uma reunião . . . .rs

     

Mais informações sobre Canoinhas-SC:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Canoinhas  e  www.pmc.sc.gov.br

Continuando meu caminho, agora com céu limpo, estrada tranqüila, cheguei a casa de minha Tia Teresinha, em Irineópolis, ( irmã de minha mãe ) que apesar de alguns probleminhas de saúde, está bem nos seus 82 anos. Tomei aquele "Café da Tarde" e conversamos bastante, inclusive sobre a festa dos 80 anos da irmã dela, minha Tia Malvina, que mora em Campo Grande-MS para onde irão muitos parentes no dia 23.02.13 para festejar.

     

Mais informações sobre Irineópolis-SC:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Irine%C3%B3polis  e   www.irineopolis.sc.gov.br

Rumei para Porto União, onde me hospedei. Após o banho chegou o Bode Laço / Meliza que me levaram para jantar e tomar a minha primeira caipirinha, desta viagem rsrsrs. Lá encontramos outro casal, amigo deles, com uma menininha de 5 meses.

 

Mais informações sobre Porto União-SC:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_Uni%C3%A3o  e   http://www.portouniaosc.com.br/

Fiz 300 km nesse primeiro dia.

05 = Após o café da manhã, em companhia do Irmão Laco, segui viagem com destino a Abelardo Luz. No caminho neblina, temperatura de 20 graus e sensação térmica de 12º (de moto). Isso não é julho, é janeiro. Lembrando que a uma semana estávamos com temperatura de 34º. O Rio Iguaçu que banha as duas cidades ( Porto União-SC e União da Vitória-PR ) está com nível elevado de água, e suja.

       

Perto de Palmas-PR fui parado pelo Policial Militar Rodoviário Ademir e começamos a conversar sobre a Harley Davidson já que a minha é da mesma cor que a que eles usam. Contudo, a deles, como bem frisou, tem 100 cilindradas a mais e pode me alcançar. . . .hehehehe.

   

Chegando no trevo de Abelardo Luz fui recebido pelo Bode Sérgio Pollon, almoçamos no Restaurante do pai Sérgio e o irmão Ronaldo, que fica bem no trevo, com mais um amigo deles. Em seguida fomos até as Cachoeiras do Chapecó e depois até sua casa conhecer a esposa e o casal de filhos. Agora já fez calor e precisei tirar um pouco da roupa.

     

Mais informações sobre Abelardo Luz-SC:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Abelardo_Luz  e   www.abelardoluz.sc.gov.br

Cheguei em São Lourenço do Oeste depois de passar pela Reserva Indígena de Chapecó onde, em 15 km deve ter umas 150 lombadas . . . .rs. Fui recebido pelo Bode Norival que também já conhecia da outra viagem. Agora ele me contou, e mostrou fotos, das viagens internacionais que tem feito de moto e de carro. Insisti para que ele escreva contando suas experiências em um blog para nós apreciarmos e nos encorajarmos a ir também.

Fez um City Tour pela cidade que está a uns 900 metros de altitude e por isso venta muito. Imagino quando fizer frio, com este vento junto?  brrrrrrrrrrrrrr. A economia da cidade está baseada em duas grandes indústrias de biscoitos. Tem, aproximadamente, 20 mil habitantes.

         

Mais informações sobre São Lourenço do Oeste-SC:  http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Louren%C3%A7o_do_Oeste  e   http://www.saolourenco.sc.gov.br/

Agora o destino é São Miguel do Oeste ( 110 km ).

Cheguei, me hospedei e logo apareceu o Carlos Agostini com sua nova HD. Mas em alguns minutos a chuva desabou e tivemos que guardar as motos e pedir para a esposa Vânia vir nos buscar de carro para irmos jantar. Ao chegarmos no restaurante encontramos o Bode Juliano e cunhada Juliana que está grávida de 7 meses. A conversa, e o rodízio de pizza, foram ótimos. Após o jantar fui conhecer a indústria do Carlos  www.agostiniindustrial.com.br/  .

 

Mais informações sobre São Miguel do Oeste-SC:  http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Miguel_do_Oeste  e   http://www.saomiguel.sc.gov.br/portal/

Esse foi o mapa dos dois primeiros dias de viagem:  http://goo.gl/maps/qiy7X  totalizando 700 km.

   

Próximos dias de viagem:

    

 
Transformação!
 
Durante o ano entro no carro, coloco o cinto, ligo o rádio, o ar condicionado e dirijo pela cidade e rodovias a serviço ou a passeio.
Mas tudo acontece meio que automático . . . apenas me preocupando com o trânsito.
 
Contudo, quando viajo de moto tudo fica diferente.
Faço planejamento dos dias, trajeto e horários.
Arrumo a mala ( alforjes ) com antecedência.
Aviso os parentes e amigos que vou viajar.
Na estrada a atenção é redobrada.
Aceno para as crianças, observo os andarilhos, as matas, rios, montanhas . . .
Sinto o cheiro, sinto a mudança de temperatura, olho para o céu . . .
Medito, planejo e sonho dentro do capacete . . .
Até o mundo me parece muito melhor quando o avalio, estando sobre minha moto.
 
Fico me perguntando, que transformação é esta?

 

3º e 4º DIA = 06 e 07.01.13

SÃO MIGUEL DO OESTE - DESCANSO - PINHALZINHO - SÃO CARLOS - CHAPECÓ - XANXERE - CONCÓRDIA

 

06 - O Carlos e o Juliano devem ter dito para as esposas que o Maçaneiro não sabia o caminho e que precisavam acompanhá-lo porque logo cedo já estavam na frente do hotel com suas motos para passear . . . .hehehe.

Fomos conhecer a cidade de Descanso onde o Juliano trabalha.

       

Segui meu caminho para Pinhalzinho mas na entrada de Maravilha o Lara, que conheci na outra viagem, me acenou para parar e aí fomos até o "Recanto do Motociclista" que percebi estar cada dia melhor e mais aconchegante. É elogiável o prazer que ele e a esposa tem de receber motociclistas. Seu fusca todo invocado, os adesivos que os motociclistas deixam para registrar a passagem . . .

           

Chegando em Pinhalzinho fui recebido pelo Bode Ernani Horvath, radialista dos bão . .  . e agora provou ser um churrasqueiro dos bão também . . . .hehehe. Foi um prazer revê-lo e a sua família. Seu sobrinho e nosso irmão Juliano de Blumenau estava visitando-o também.

       

Segui para São Carlos, por uma estrada nova que cortou bastante o caminho. Lá chegando foi o tempo de abraçar os Bodes João Theodoro e Carlos Maldaner e começou o dilúvio . . rs. Veja:http://www.youtube.com/watch?v=XAsiDkB6f8I&feature=youtu.be

Assim ficamos quase 3 horas debaixo da marquise, batendo papo enquanto a chuva lavava a avenida e diminuía o calor que estava fazendo. Fomos na sorveteria e depois acabei me hospedando na cidade pois para os lados de Chapecó continuava caindo muita chuva.

     

A noite o irmão João Theodoro e a cunhada Ondina vieram me buscar no hotel para comermos uma pizza. A conversa estava tão agradável que esqueci de tirar foto. Outro dia voltarei para resolver isso. hehehe

 

07 - Levantei tranqüilo, tempo nublado mas sem chuva e fui para Chapecó onde fui recebido pelos Bodes Ademir, Jawilson e Sérgio Wallner que diz que virou "mochileiro" rs. Fomos tomar um cafezinho onde reunem-se os políticos, aposentados . . . .

         

O Ademir ameaçou convidar, e aceitei na hora ( kkkk ) fazer um churrasco na chácara dele. Nossa, que lugar agradável. Tem uma árvore de cada tipo de fruta das mais conhecidas, além de várias qualidades de uva madurinha, madurinha . . . .Ele, aposentado do Banco do Brasil, e a cunhada Ana Maria moram ali nesse paraíso a mais de 7 anos. Tem invenções/criações de todos os tipos elaboradas por eles.

           

O Bode Jawilson disse que ia me acompanhar para mostrar a saída e quase foi junto para Xanxerê.  Obrigado!

Chegando em Xanxerê fui até a loja do Bode Edson Lopes que foi mostrar sua Harley Davidson impecável e que está precisando viajar mas tem pouco tempo em função do comércio. . . .é só emprestar a chave que nós fazemos ela funcionar né? hehehehe Depois conheci o Sandro, PHD ( Proprietário de Harley Davidson  www.phd.com.br  ) que já viajou o mundo de moto.

     

Seguindo para Concórdia passei por muitas subidas e descidas ao lado de precipícios ou, como dizem, peraus, pirambeiras etc. Como é "quebrada/acidentada" as terras por estas bandas.

 

Achei esse "clube" aqui perto de Seara-SC. Depois passo o endereço e ficha de inscrição para quem quiser. . . .kkkkk

 

Em Concórdia me hospedei e logo em seguida chegaram os Bodes Valdomiro Merlo e Roberto Pereira e fomos fazer um belo lanche e conversar muito sobre a vida e o que fazemos com ela. Foi muito bom rever o Valdomiro e saber que está bem.

 

 

100.000 km de moto!

Sei que muitos ultrapassaram essa marca e que outros acham isso muito pouco mas para mim foi significativo.

Hoje atingi meus "primeiros 100.000 km de moto".

Foram:

12.000 km de CB 400 - Honda

15.000 km de GSXF 750 - Suzuki

73.000 km de Heritage Softail - Harley Davidson

Postei e relatei para vocês muitos dos momentos vividos nessas viagens e sonhos realizados.

É fantástico interagir com a natureza.

A sensação de liberdade é incrível.

Sei que muitos tem outros hobbys também fantásticos mas . . . esse é o meu.

Abraços a todos!
 

Trajeto feito até agora:

 

Próximos dias:  http://goo.gl/maps/mMd5W 

 

5º e 6º DIA = 08 e 09.01.13

CONCÓRDIA - JOAÇABA - CAMPOS NOVOS - TANGARÁ - VIDEIRA - CAÇADOR - FRAIBURGO

08 - Saí de Concórdia com calma pois ia fazer só 70 km até a hora do almoço. Chegando em Joaçaba, após uma enorme descida com infinitas curvas até chegar no centro da cidade ( hehehe) fui direto para a Caixa encontrar o Gilmar Refosco do Rota X Moto Clube que fazia uma semana que tinha assumido a gerência do Posto da Justiça Federal. Almoçamos e depois continuei viagem.

 

Chegando em Campos Novos encontrei o irmão Márcio Biolo, que é Rota X, e que está de férias da Caixa.

   

Ele me propôs ir conhecer a Usina Hidroelétrica de Campos Novos, distante 25 km, onde o Irmão Volnei, que é o Engenheiro Chefe, estaria nos esperando para mostrar a Hidroelétrica. Aceitei na hora e foi ótimo. Tive a oportunidade de conhecer, por dentro, uma Hidroelétrica e receber uma aula detalhada sobre energia ( geração e transmissão ).

               

A Usina Hidrelétrica localizada entre os municípios de Campos Novos e Celso Ramos - a 390 km de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. O empreendimento gera incremento na economia regional, principalmente dos municípios de Campos Novos, Celso Ramos, Abdon Batista e Anita Garibaldi.
Possui um reservatório com área inundada de 25,9 km2 e potência instalada de 880 MW - uma das menores relações entre área alagada e energia gerada do País. A barragem da UHE Campos Novos é a terceira mais alta do mundo - do tipo enrocamento com face de concreto – com 202m de altura, comprimento de crista de 592m e elevação da crista na cota 651m.

 

Não consegui me conter e filmei a descida, de moto, na barragem:  https://www.youtube.com/watch?v=3JFYnZD3Al4

 

A noite marcaram um churrasquinho, com cerveja e caipirinha, na oficina mecânica de um amigo e lá estava nosso Irmão, e Bode do Asfalto, Volnei - Engenheiro da Usina que provou outra de suas grandes habilidades: A sanfona. Ouçam:  https://www.youtube.com/watch?v=k3q5v9LwuSU

         

09 - Ontem a noite me contaram a história do Seu Eugênio David, dono de outra mecânica, que tem uma Harley Davidson e gosta de riscar o asfalto nas curvas com as pedaleiras da moto. Então, fui conhecê-lo e o homem é isso mesmo, um apaixonado por moto nos seus 72 anos de idade ( é isso mesmo? ).

 

Iniciando a viagem passei por Tangará onde achei o Bode do Asfalto Gilberto Guzzi, um dos donos de um Frigorífico que fica ao lado do Rio do Peixe que passa numa velocidade e hoje todo barrento.

 

Na saída de Tangará encontrei o Bode do Asfalto Gelmir Bahr com quem eu havia conversado em Mafra, no primeiro dia de minha viagem. Ele me acompanhou até Videira onde me apresentou o Bode do Asfalto Flávio Vivan. Fomos almoçar junto com sua esposa Thaisy.

   

Após o almoço fui encontrar o colega da Caixa e Rota X Clóvis Moro com quem conversei um pouquinho pois estava trabalhando e eu lembro muito bem como é o dia-a-dia da Caixa. To com uma saudade??????????????????????  kkkkkkkkkkkk.

 

No caminho para Caçador encontrei essa chaleira de água quente prontinha pro chimarrão. Aí gauchada amiga, que tal??? rs

 

Chegando em Caçador já encontrei o Bode do Asfalto Ubirajara e em seguida chegou o Paulo Bordignon que depois me levou para conhecer o Rodrigo Prigol. A conversa fluiu bastante, sobre moto, claro.

   

Rumei para Fraiburgo com ameaça de chuva, e das grandes. Acelerei oque pude, com segurança, e olhando o tempo todo para o céu. Num instante estava salvo em direção a um horizonte limpo e logo em seguida fazia uma curva e ia em direção ao temporal . . . .rs. No final das contas escapei mas que assustou, assustou. Por enquanto não me molhei na estrada. Já me protegi da chuva, em São Carlos mas não precisei colocar capa de chuva ainda.

Cheguei em Fraiburgo, terra de colonização alemã, onde se planta e comercializa muita maçã em virtude do frio que faz no inverno. A noitinha o Bode do Asfalto Yamaguchi, que é Comandante Regional da Polícia Militar, veio me buscar no hotel para jantarmos e em seguida me mostrou a aconchegante cidade de Fraiburgo.

   

SER   FELIZ   É   UMA   OPÇÃO!

Mapa do 5º e 6º dia:

Mapa dos 6 dias de viagem:

Próximos dias:

 

7º e 8º DIA = 10 e 11.01.13

FRAIBURGO - CURITIBANOS - CORREIA PINTO - LAGES - SÃO JOAQUIM - URUSSANGA - CRICIÚMA

10 - Meu Irmão Yamaguchi e seu filho Akira vieram tomar o café da manhã comigo e me escoltaram até a saída da cidade que ainda estava com a decoração bonita de Natal.

     

Paisagens lindas nessa região de planalto, menos acidentada. Fala sério, não é uma delícia pilotar uma moto num dia como este?:  http://youtu.be/YmKhiiwUzBY

           

Cheguei em Curitibanos e logo chegaram os Bodes Nelsinho e Rodrigo Zanetti para relembrarmos a viagem de 4 anos atrás quando os conheci. O almoço foi na Churrascaria Charrua.

 

Já em Correia Pinto reencontrei o Cesar "Rasec" e seu filho Eduardo Gomes, integrantes do Rota X Moto Clube com os quais conversamos sobre a criação de uma Facção do MC nessa região de SC.

   

E chegando em Lages fiz contato com o Juares Rode e fui ao seu encontro num restaurante onde estavam outros motociclistas. Como eu havia ligado para meu primo Marinho, que não o via a mais de 30 anos, quando ele chegou para me ver foi aquela surpresa pois todos eram amigos.

     

Assim fui para a casa da prima Ita onde encontrei várias pessoas de sua família e conversamos muito sobre a época que éramos crianças e nossas famílias moravam bem perto uma da outra aqui em Lages. Não chegamos a conclusão de quantos anos fazem que eu e o Marinho não nos víamos. . . . .rs

   

11 - Fui ao encontro da tia de minha mãe, Irmã Almira, que está num lar de irmãs idosas e lá também encontrei a Irmã Ancila. As duas eu havia visitado na viagem anterior, a quatro anos. A Irmã Almira vai fazer 105 anos dia 30.05.13. (não postei foto dela em respeito a seu estado de saúde debilitado). Várias freiras vieram ver quem era aquele motociclista todo de preto e se impressionavam com o fato de estar viajando sozinho. Sabe que as Freiras fizeram eu me sentir um garoto? hehehe.

     

Mais um dia lindo para pilotar. Desta vez na região de São Joaquim-SC. A temperatura estava na faixa de 15º com sensação de 10º ao pilotar. Mas é gostoso . . . .rs  Isso em pleno mês de janeiro e por isso a paisagem e o céu ficaram mais bonitos ainda: http://youtu.be/beyxqclfgYw

       

Em São Joaquim encontrei o Bode Leonel que está se recuperando de uma grave distensão nas duas pernas. Mas logo, logo vai estar pilotando novamente.

   

Enfim a famosa Serra do Rio do Rastro. Como sempre frio e neblina . . .Sabia que tem uma câmera ao vivo que transmite a imagem da Serra e das pessoas que estão no mirante? Tentei dar tchauzinho pra você mas . . . .heheheh:  Veja:   www.riodorastroaovivo.com.br/ 

       

Descer a Serra do Rio do Rastro pilotando uma Harley 1.600 cc com um braço e filmando com o outro. . . .é coisa que não se deve fazer viu?. rs:  http://youtu.be/osGkecPuLXQ

Em Urussanga fui direto para a Meneghel Motos onde encontrei o Janio do Rota X e logo em seguida chegou o Rogério do Bodes do Asfalto. Pra variar a conversa girou em torno de motociclistas, motos e viagens.

 

Continuando cheguei em Criciúma e fui até a Caixa encontrar o Altamir do Rota X que me levou até a sua casa que tem aos fundos um bosque de preservação permanente com muitos pássaros e um belo lago. É uma beleza.

 

Após me hospedar recebi a visita do Bode André Gustavo e pudemos conversar bastante sobre o MC Bodes do Asfalto.

   

Sou Feliz, e Abençoado por poder realizar uma viagem como esta e desfrutar da companhia/amizade de tantas pessoas ao longo do caminho. Que Deus as conserve sempre assim, amigas/fraternas e solidárias para com as pessoas.

Esse foi o trajeto desses 2 últimos dias:

Este foi o trajeto até agora, com 1.850 km rodados por Santa Catarina:

Esse será o trajeto dos próximos dois dias:

 

9º ao 12º DIA = 12 a 15.01.13

CRICIÚMA - IÇARA - TUBARÃO - FLORIANÓPOLIS - SANTO AMARO DA IMPERATRIZ - URUBICI - SÃO JOAQUIM

Nesses 4 dias viajei por montanhas e vales, enfrentei sol e chuva, frio e calor. Muitas vezes essas condições se alternavam em questão de minutos, em poucos quilômetros.

Seguindo meu caminho, subindo uma montanha, com céu azul, momentos depois outro cenário, com céu carregado ou chovendo.

Situações como esta me levaram a pensar sobre a vida.

Já tive momentos em que a vida parecia não ter sentido, que o problema era insolúvel e que não havia horizonte azul.

No entanto, passado algum tempo o problema havia sido resolvido e nem parecia mais um "grande problema".

12 - Engraçado, tem um monte de gente de férias e viajando. Não encontro eles nas cidades, ainda mais hoje que é sábado. São tudo folgados. . . .igual eu . . .kkkkk.

Em Içara encontrei o Bode Berlinck que me esperou na rodovia para conversarmos e marcarmos para nos revermos no Encontro Nacional em Blumenau em novembro. Aliás, tenho convidado e insistido para todos os Catarinenses estarem presentes nesse Encontro Nacional que reunirá mais de 1.500 Bodes e Cunhadas.

   

Ao telefonar para Tubarão o Jayme Beltrame já me convidou para comer um churrasco que ele ia preparar. Aceitei na hora né? hehehe. E ele veio ao meu encontro na Rodovia de tanta vontade de andar com sua moto nova. rs.

Após o almoço me acompanhou até Laguna onde tivemos que enfrentar um engarrafamento de mais de 4 km. Não tivemos opção senão passar entre os carros e caminhões em toda essa distância. Caso contrário passaríamos a tarde naquele sol escaldante.

   

Segui viagem e cheguei em Florianópolis onde os Rota X Adilson, Arlindo e Morales me aguardavam na APCEF - Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal. A noite o Morales provou seus dotes culinários ( que eu não conhecia ) fazendo um carreteiro que faltou gente para dar conta daquela panela toda. A noite me hospedei na casa do Arlindo que mora, desde 98, bem próximo da APCEF, no Jurere.

         

13 - Domingo, fomos até o Jurerê Internacional tomar o café da manhã e passear pelas avenidas daquele bairro chick. A Amira chegou de Curitiba para passar, e passear uns dias comigo. Fomos almoçar no Restaurante Por do Sol do Cristiano ( candidato a genro do Arlindo hehehe ). Ótima comida, ótimo atendimento. rs O dia estava ótimo e a praia do Jurerê a tarde, muito gostosa.

                       

14 - Amanheceu meio chuvoso e sem praia mas depois do almoço melhorou. A noite fomos convidados para jantar na casa do Bode Charles e Cunhada Elaine que moram numa chácara em Santo Amaro da Imperatriz. Demos carona para o Bode Wagner Sandoval e Cunhada Márcia ( ele Grão Mestre do GOB-SC ). O lugar é lindo e agradável, ao pé de uma serra. Em seguida chegaram os Bodes Márcio / Sônia  e Zunino para completar o time. Os anfitriões, e a sobrinha Sara, nos receberam com muito carinho.

                   

15 - Saímos cedo e seguimos para Urubici por Alfredo Wagner com paisagens muito bonitas. Sobe e desce de montanhas o tempo todo. Veja um vídeo descendo a Serra do Panelão para chegar em Urubici-SC: http://youtu.be/vMasgfqS27w . Almoçamos em Urubici, bem ao lado da casa onde morei quando era criança. Levantava cedo para ser coroinha na missa das 06:00 hs no Colégio Santa Clara, muitas vezes com geada. No campinho onde jogávamos futebol foi construído um Ginásio de Esportes e a Serraria que meu pai tinha não existe mais.

Ao seguir viajem para São Joaquim tivemos que parar para escapar de uma chuva, com relâmpagos e trovões. Ficamos ali, curtindo a chuva cair sobre os pinheiros (araucárias) por uns 20 minutos.

Chegando em São Joaquim experimentamos temperatura de 15º graus que com o vento dava uma sensação de 10º, em pleno mês de janeiro. A solução foi tomar um café quente e dormir sob um bom acolchoado.

               

Assim terminaram esses 4 dias de passeio por Santa Catarina, agora na companhia da Amira.

A viagem desde o início, em 04.01.13, está registrada aqui:  www.luizmacaneiro.com.br/2013/04.01.13.htm

Mapa do percorrido nesses 4 dias:

Roteiro desses 12 dias de viagem, com 2.390 km percorridos:

Próximos dias:

 

13º ao 16º DIA = 16 a 19.01.13

SÃO JOAQUIM - RIO RUFINO - FLORIANÓPOLIS - TIJUCAS - SÃO JOÃO BATISTA - ITAPEMA - ITAJAÍ - BRUSQUE - POMERODE - ITUPORANGA - PETROLÂNDIA

O segredo de viver bem, financeiramente, está mais em aprender a viver com o que se ganha do que continuar, eternamente, na corrida desenfreada por precisar ( querer ) ganhar mais.

SEJA FELIZ!  VIVA A VIDA!

 

16 - Café da manhã num clima de frio, com lareira acesa ( rs ) e seguimos viagem por serras e vales de Santa Catarina.

     

Passamos por Urupema, cidade das geadas que deixam os campos e morros totalmente brancos. Em seguida descemos uma serra com declive acentuado até chegar em Rio Rufino onde pegamos  7 km de estrada de chão para chegar em Rio dos Bugres e encontrar nossos amigos Celso Matos e Cida em seu belo sítio. Saboreamos um delicioso almoço e apreciamos as uvas saborosas. Depois visitamos parte do sítio.

               

Lembro muito dessa região quando acompanhava meu pai nas viagens de caminhão. Aqui, especificamente, o caminhão tinha que dar a ré para conseguir fazer a curva. Esse morro de pedregulho é o mesmo de 50 anos atrás . . . .rs

 

Esse foi o trajeto feito nos dois últimos dias: http://goo.gl/maps/foZtO   junto com a Amira.

17.01 - Dia de curtir uma praia em Florianópolis. Encontrei os Rota X Roberto Carlos de Piracicaba-SP e Delmar Nery de Porto Alegre-RS. Os dois confirmaram que estarão presentes em nosso 6º Encontro Nacional em Curitiba em 30,31.05 e 01, 02.06.13

   

A noite fomos até a "Boca do Túnel" local onde se encontram os Bodes do Asfalto de Florianópolis. Lá encontramos muitos de nossos amigos, inclusive o querido amigo Jair Pereira de Goiânia-GO com o qual estávamos em contato para nos encontrarmos. O churrasco feito pelos Irmãos estava ótimo e a conversa melhor ainda.

               

A moto não saiu da garagem. 2.740 km = 75.010 km da moto.

18.01 - A Amira decidiu voltar para Curitiba porque tinha alguns compromissos por lá e eu continuei meu passeio. Cheguei em Tijucas e encontrei meu primo Zico Maçaneiro e fui almoçar em sua casa.

     

Seguindo viagem fui parar em São João Batista onde encontrei meu tio Danga que fazia anos que não via. Ele era casado com a irmã mais nova de meu pai que faleceu a muitos anos, de câncer.

 

Ia para Major Gercino e saí de São João Batista para o lado errado indo parar em Nova Trento ( apenas 8 km ). A chuva despencou do céu e eu fiquei abrigado em um posto de gasolina por mais de duas horas, lendo e-mails e fazendo relato da viagem. Aí descobri que ia ter uma reunião de motociclistas em Itapema. Foi o sinal para mudar a rota e ir ao encontro deles, especialmente do Irmão Ulisses e Cunhada Ivonete. Estavam lá os Bodes Sidnei de Itajaí e Douglas de Balneário Camboriú.

       

Me hospedei na casa deles, em Itapema. Até agora foram 2.950 km circulando por Santa Catarina.

19.01 - Após o café da manhã fomos ao encontro de motociclistas que iam fazer um passeio por algumas cidades. A primeira parada foi em Brusque, no aniversário de 2 anos da Loja da Suzuki, onde encontrei os Bodes Silvestre Zucco e Valdir, além do Douglas de Camboriú que chegou em seguida. No caminho encontramos a rodovia bloqueada por conta de um acidente entre dois carros, de frente, que deixou 2 mortos e dois feridos.

         

Seguindo em viagem solo, vi uma placa informando que era o ultimo final de semana da 30ª Festa Pomerana e, embora não fosse meu roteiro nesse dia, me desloquei para lá para almoçar. Veja o prato "light" que me servi. hehehe.

                   

Esse é outro trajeto que me lembra muito a minha infância. A ponte é a mesma, o rio é o mesmo e as águas são as mesmas ( ou não ) mas já se passaram 50 anos e parece que tudo está igual antigamente..... ou não!

     

Cheguei em Ituporanga-SC ( capital da cebola ) onde nasci . . . .no século passado ( rs ), nesse hospital.

     

Telefonei e logo encontrei o Bode José Jurado que veio ao meu encontro com seus dois filhos. Conversamos um pouco e marcamos nos encontrar amanhã, no meu retorno.

   

Após esperar por mais uma pancada de chuva, cheguei em Petrolândia onde moram meus tios, e padrinhos, Meinolfo e Elita Schmidt. A Antoniella, filha do primo Fabiano, quis subir na moto mas . . . não queria que ligasse a moto. rs.

 

Após um gostoso café com cuca, rosca de polvilho e um doce que só a tia sabe fazer, fui dormir num silêncio total . . .até que os passarinhos começaram a cantar na manhã seguinte.

Trajeto pequeno nesses 4 dias.

Veja toda a viagem aqui:  www.luizmacaneiro.com.br/2013/04.01.13.htm

 

17º ao 20º DIA = 20 a 23.01.13

PETROLÂNDIA - RIO DO SUL - BALNEÁRIO CAMBORIÚ - GUARAMIRIM - JARAGUÁ DO SUL - RIO NEGRINHO - SÃO BENTO DO SUL - CAMPO ALEGRE - JOINVILLE - SÃO FRANCISCO DO SUL!

Acredito que o ser humano só cresce, só evolui, interagindo com outros seres humanos. 

De nada adianta um grande conhecimento se não for compartilhado.

Nesta viagem tenho aprendido muito com as pessoas que encontro no caminho.

Espero estar deixando um pouco de mim também às mesmas pessoas.

20 - Levantei tranqüilo e já encontrei a tia/madrinha com o café da manhã prontinho para tomarmos. Depois fomos olhar parte da chácara onde moram e em seguida tomei meu rumo.

     

Retornando por Ituporanga cheguei na casa do Fabiano e depois fui reencontrar o Bode José Jurado e seus filhos na casa deles de onde se tem uma bela vista da cidade.

     

Cheguei em Rio do Sul e já encontrei os Bodes Andrei e Maurício que nos esperavam para irmos almoçar na cidade de Laurentino onde apreciamos um almoço a base de peixe delicioso.

       

Segui viagem passando por Ibirama e Blumenau onde liguei para uns 8 Bodes do Asfalto e 3 Rota X mas não encontrei nenhum na cidade. Então segui, após me esconder de mais um temporal, direto para Balneário Camboriú onde me hospedei no apto do padrinho Meinolfo. A noite fomos jantar no apto dos primos Gilmar e Tânia.

Não tirei fotos . . . .o jantar estava tão bom que esqueci. hehehe.

21 - Tentei contato com diversos Bodes do Asfalto e Rota X nas cidades litorâneas de Itajaí, Navegantes, Penha, Piçarras e Barra Velha mas acho que estão todos trabalhando nesta segunda-feira. rs

Passando por Guaramirim fui recebido pelo Wladmir com quem conversei durante algum tempo e depois rumei para Jaraguá do Sul onde me hospedei.

 

O Jaime de Corupá veio me buscar no hotel e fomos para um barzinho onde estavam o Tubbs, Anderson, Alessandro e o Raul, Coord. da Facção Jaraguá. A conversa foi muito animada e prometeram ir no Encontro da Facção Curitiba em Caiobá no próximo final de semana.

     

22 - Saí de Jaraguá e subi a serra de Corupá com cenário muito bonito pois a neblina cobria grande parte das montanhas da região.

     

Cheguei em Rio Negrinho e fui ao encontro do Bode Marlon que tem uma empresa de restauração/reforma de caldeiras de locomotivas. Seu pai é o diretor regional da ABPFSC - Associação Brasileiras de Preservação Ferroviária - Regional Santa Catarina  www.abpfsc.com.br/ 

           

Seguindo para São Bento do Sul os Bodes Eduardo Moraes, Eurico, Gerson, Sérgio e Clévio ( que é de Campo Alegre ) me aguardavam para um delicioso almoço regado a muita conversa. Depois fomos apreciar alguns pontos turísticos da cidade e a coleção de motos do Eurico.

               

Continuando a viagem fui parar em Campo Alegre onde o Bode Clévio já me esperava para mostrar a pequena, e aconchegante, cidade. Existem muitas chácaras, com belas casas, de pessoas que usam para passar os finais de semana na paz e sossego.

         

Belas paisagens pelo caminho para a descida da Serra Dona Francisca em direção a Joinville. Veja este pequeno filme  - assista em tela cheia e sinta-se no meu lugar:   www.youtube.com/watch?v=VsPt8acXmqQ

         

Após me hospedar em Joinville o Bode "Gole" veio me buscar para levar até a Sede da Facção Norte - SC onde os Bodes: Julinho ( Coord. de SC ), Marcelo/Leila, ( Coord. da Facção ), Vilmar/Dani, Adalberto/Maria Cecilia, Pierre, Rivio, Adriano, o amigo Martinho e o sobrinho Artur:   estavam fazendo um churrasco. Ganhei uma lembrança da Facção Norte - SC que guardarei com muito carinho. Ouvi muitas histórias motociclísticas . . . .

       

Veja como é a Sede da Facção Norte - SC :  www.youtube.com/watch?v=ctew9v0bCZo

23 - Amanheceu com um pouco de chuva mas logo parou e possibilitou que eu e o Bode "Gole" fôssemos, de moto, para São Francisco do Sul ao encontro do Bode Marcelo e Cunhada Leila que nos aguardavam com um saboroso almoço ( camarão e salmão ). Show, show! Demos uma passeada pela praia de Enseada e depois no centro da cidade.

               

A noite o Rota X Adriano veio me buscar para irmos a um barzinho onde encontramos o outro Rota X Marcel e aí a conversa seguiu até altas horas. Assunto principal . . . .motos e viagens, com um pouquinho de Caixa Econômica. . . .hehehe.

     

24.01 - Retornei a Curitiba. Não tive nenhum problema mecânico, elétrico ou de pneu com a moto durante toda a viagem!

 

Obrigado DEUS, Grande Arquiteto do Universo, pela oportunidade que me deste de realizar mais esta aventura e conhecer as suas obras: Montanhas, planícies, rios, mares, matas . . . .e a maior de todas as suas obras: os seres humanos, com quem tive o prazer de interagir ao longo de toda a viagem. Continue abençoando-os, proporcionando-lhes muitas alegrias pelo bem que me fizeram.

Obrigado!

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=az5R7V46ZNA

Veja as 524 fotos tiradas durante a viagem aqui:  http://flic.kr/s/aHsjDKawNo

O relato, fotos e vídeos desde o início você pode ver aqui: www.luizmacaneiro.com.br/2013/04.01.13.htm

21 dias de viagem  -  4.065 km  -  49 cidades  -  centenas de pessoas visitadas!

217,21 litros de gasolina = 18,71 km/litro

OBRIGADO POR ME ACOMPANHAR NESTA VIAGEM!

ATÉ A PRÓXIMA!