VIAGEM   SEM   FIM!!!

Curitiba, Cananéia, Iguape, Peruíbe e Itanhaém.

03.11 - Eram 05:05 hs da manhã e eu ainda estava acordado, ansioso, preocupado com a vontade e a decisão de sair para uma nova, e grande viagem, de moto, sozinho. Levantei as 08:30 hs para fazer algumas coisas de ultima hora, fui me despedir de minhas filhas, netos, namorada, amigos e peguei a estrada em direção a Cananéia-SP (260 km).

                     

A viagem foi tranquila e dentro do capacete revia os planos da viagem já planejada e estudada a mais de 4 meses. Parecia estar tudo certo, apesar do frio na barriga pela distância, pelo tempo da viagem e por ir só mas, foi isso que me propus como desafio então, lá vamos nós. rs

       

Cheguei em Cananéia onde os amigos Lineu e Rosa já estavam me esperando, segundo eles, a dois anos hehehe. Me levaram para sua casa onde me hospedei. Passeamos pela cidade, muito agradável, com pessoas acolhedoras e a noite recebemos a visita de uma casal de amigos Eugênio e Edilma e a cunhada Rosa preparou uma moqueca de peixe daquelas, hummmmmm,

         

04.11 - Acordamos lá pelas 09:00 hs, tomamos um belo café da manhã, fomos consertar o vélcro do alforge e depois fomos passear de barco pela baia, canal ou sei lá . . .rs de Cananéia. Águas tranquilas, passeio agradável, dezenas de golfinhos e milhares de butucas hehehehe. E não adianta repelente que elas já são imunes.

                             

Veja um pequeno filme  A Q U I

Voltamos, pegamos o carro e fomos para Ilha Comprida almoçar, passando pela balsa. Valeu a pena conhecer mais um belo lugar desse nosso Brasil.

       

Após o almoço, aquela cochilada, ler alguns e-mails e eis que chegou a hora da janta . . .rs. Lá fomos nós para a Pizzaria do Morro. Lugar super agradável e pizza gostosa. Mas mais gostoso é a companhia dos amigos/irmãos, cunhadas e sobrinho(a)s.

         

Assim termina meu 2º dia de viagem, hospedado na casa de meus queridos Lineu e Rosa.

05.11 - Levantamos com calma que ninguém tem pressa (rs) e nos aprontamos para ir para Iguape-SP (90 km). O Lineu e Rosa decidiram me acompanhar e lá chegando fui conhecer a Igreja de São Bom Jesus de Iguape. Quando eu era criança e andava de caminhão com meu pai no meio dos matos, sempre que ele corria algum perigo exclamava "Meu São Bom Jesus de Iguape" e assim, hoje tive a oportunidade de conhecer a Igreja, o Bom Jesus e a Sala dos Milagres onde tinham centenas, milhares de fotos e objetos deixados por devotos.

             

Visitamos o Bode Wilson Alves o "Bigode" e a cunhada Acenira e depois subimos um morro até a Estátua do Cristo de onde se tinha uma bela visão, tanto da cidade como da Ilha Comprida.

            

Visitei a Caixa Econômica onde encontrei um motociclista e o convidei a fazer parte do ROTA X Moto Clube. Em seguida subimos a serra até a BR 116 onde almoçamos. O Lineu e a Rosa retornaram para Cananéia e eu desci a serra em direção a Peruíbe onde cheguei logo em seguida. Estava circulando pela cidade e fui parado pelo Dr. Horaguti que é cirurgião dentista e viu meu adesivo de PHD-Proprietário de Harley Davidson pois ele também faz parte. Me mostrou sua clínica e batemos um papo sobre viagens de moto.

 

Cheguei a avenida a beira mar e encontrei um monumento Maçônico onde pare para tirar foto e telefonar para o Bode do Asfalto Antonio Marcos que chegou logo em seguida para nos conhecermos e conversarmos sobre o MCBDA. Não consegui achar mais nenhum Bode, por telefone. Eis que ao sair da cidade encontro o Bode Tato Costa. Por 30 segundos não teríamos nos encontrado, e foi totalmente por acaso.

       

Rumei para Itanhaém-SP (30 km) e fui parar na casa do Bode Eliseu e logo em seguida chegou o Bode Alexandre que é o atual Coordenador da Facção Costa Sul. Me hospedaram no Satélite que que é uma Associação dos Funcionários do Banco do Brasil. Muito bom. É o mesmo lugar que em 2008 os Bodes do Asfalto realizaram um grande encontro e nós viemos em bom numero de motociclistas de Curitiba.

Vieram me buscar para um jantar beneficente na sede do Rotary, promovido pela Loja Maçônica. Foi muito bom conhecer diversos laboriosos Irmãos. Lá encontrei mais alguns Bodes do Asfalto.

 

Assim terminam esses 3 primeiros dias de viagem, com apenas 540 km percorridos. Acho que vou demorar mais do que o previsto para terminar esta viagem . . . .rs

 

Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Santos, Guarujá e Bertioga.

06.11 = Acordei com chuva e decidi ler meus e-mails. Já perto do meio dia achei um do Bode Gil de Mongaguá que me convidava para fazer contato quando passasse por lá. Então liguei para ele e eis que ele me convida para almoçar. Então, lá fui eu, mesmo com chuva, até Mongaguá onde almoçamos, em companhia da cunhada Cátia, e conversamos sobre os Bodes do Asfalto.

   

Rumei para Praia Grande onde encontrei o Bode Gilson, sempre de alto astral, em companhia do Irmão Joel que era de Curitiba e agora mora em São Paulo. Telefonamos para o colega ROTA X Marcelo Joda e lá fomos nós, de moto, até sua casa. Chegamos lá e encontramos outro alto astral e a conversa rolou super agradável.

         

O Gilson e o Joel me levaram para Santos, até a casa do Bode Messias, onde acontecia a festa de 2 anos de seu neto. Lá conheci vários outros Bodes como o Delegado Chiquinho e o Coordenador Wanderley, entre tantos outros Irmãos, Cunhadas e convidados. O menino, torcedor do Santos Futebol Clube, ganhou uma festa como queria. A festa começou as 18 e só terminou as 24 hs com muita alegria, descontração e brincadeiras. Até a mãe e sogra do Irmão Wanderley, com 85 anos cada uma, participaram da festa toda, com uma cervejinha na mão, claro . . . . rs

               

Recebi a visita do colega ROTA X Paulo Saito e esposa Káthia com os quais conversei sobre o nosso Moto Clube e a possibilidade de formar uma Facção nessa região de São Paulo.

   

O Bode Messias e Cunhada Carmem, anfitriões da festa, me convidaram para dormir na casa deles e eu, apesar da timidez . . .hehehe, aceitei logo. De manhã os dois experimentaram o banco da minha moto e aprovaram.

   

Recebi a visita do colega ROTA X Humberto e esposa Sueli com quem também insistimos para que o ROTA X amplie o grupo da região da Baixada Santista. Como ele é Irmão já foi convidado para visitar a Loja Cavaleiros de Aço.

   

O Irmão Messias me levou para mostrar a cidade de Santos e São Vicente. Passamos pelo famoso (antigamente) Ilha Porchat Clube e subimos até a parte mais alta de São Vicente de onde se tem uma vista maravilhosa das duas cidades e do belo mar de nossa costa brasileira. No meio do caminho reencontramos o colega ROTA X Paulo Saito, por acaso, andando de moto na avenida.

           

Fomos para um restaurante onde estava marcado o almoço dos Bodes do Asfalto e foi uma festa, novamente. Encontrei o Bode Vicente com quem tenho contato quase diário, por e-mail, em assuntos do Moto Clube Bodes do Asfalto.

       

O Irmão Vicente e Cunhada Fátima, ela também motociclista a 30 anos, me levaram para conhecer Guarujá e suas praias. Que pena que eu não fui liberado pela Amira para passear na areia da praia hehehe.

         

Eles continuaram me mostrando o caminho até passar pelo Ferry Boat e chegar em Bertioga-SP (35 km de Guarujá) onde encontramos o Bode Marco Antonio.

O Bode Vicente e a Cunhada Fátima se despediram, retornando para o Guarujá e estava tudo programado para eu continuar viagem. Mas Deus quis que eu permanecesse ali para ouvir uma história emocionante sobre a vida do Irmão Marco Antonio, Cunhada Elisangela e sobrinha Juliana. Me emocionei muito ao ver nesse casal um exemplo de perseverança, amor e otimismo. Histórias como essa (não tenho autorização para contar) nos fazem repensar nossos pequenos problemas e nossos desânimos frente a eles.

   

Me hospedei numa pousada e coloquei as mensagens de e-mail e esta página em dia.

 

08.11 - Levantei, fui até a Caixa fazer uma propaganda do ROTA X Moto Clube e rumei para a Riviera de São Lourenço onde o Bode Edison Andries me aguardava. Conversamos sobre a Riviera, um projeto estruturado, que deu muito certo.

   

Peguei o caminho para São Sebastião (95 km) e estava tudo tranquilo até chegar em Boiçucanga, aí o bicho pegou. Era uma curva atrás da outra. Nem terminava de fazer uma curva já tinha que virar o guidão para o outro lado. E algumas delas são curvas invertidas:curva para a direita com inclinação do asfalto para a esquerda (ou vice e versa), correndo o risco de encostar a moto no asfalto.

Cheguei em São Sebastião e fui até a Imobiliária Padrão onde o Bode do Asfalto Eliazar Simione estava me esperando para almoçar. O problema é que ele escolheu um prato de peixe chamado "Linguado a la Bradesco". Vê se pode, e eu que sou Caixa Econômica. rs.

 

Num lugar chamado Toc Toc Grande revi uma bela cachoeira que conheci a 26 anos quando passei por aqui, de carro, em direção a Ilhéus-BA e depois, acho que em 98, quando também passei por aqui com minhas filhas, com destino ao Rio de Janeiro.

 

Saindo da cidade resolvi parar na Caixa e entregar adesivos para alguns colegas motociclistas. Estava para sair quando apareceu o Irmão Anderson Martines que é motociclista e já veio gritando EBAAAAAA!  rs

   

Continuei viagem para Caraguatatuba onde cheguei num Posto de Gasolina e um rapaz me pediu adesivo do Moto Clube que ele colecionava. Aí perguntei se ele conhecia o Dr. Vital. Disse que sim e me levou até o consultório odontológico dele. Lá batemos um bom papo sobre viagens de moto, e de jipe e ele chamou o Irmão Sidney que também é motociclista e gosta muito de viajar sózinho.

 

Seguindo, fui para Ubatuba mas um pouco antes de chegar fui visitar o Sr. Vital Nadolny, pai de meu colega/amigo/irmão Cesar Nadolny que trabalha na Caixa em União da Vitória. Cesar essas fotos são para confirmar que estive lá mesmo. hehehe

 

Cheguei em Ubatuba e fui direto para a casa do Bode do Asfalto Castro Junior. Como estava para anoitecer pedi para ele me indicar uma Pousada ao que ele prontamente indicou um quarto da sua casa que já estava a minha espera. rs

Fomos visitar a Loja Maçônica e cumprimentar os Irmãos que iam ter Sessão esta noite e depois saímos para comer no Shopping da cidade e depois fomos visitar alguns amigos dele.

   

Você imagina o que é pilotar 100 km olhando um mar azul, ou verde, ao seu lado o tempo todo? Tinha que me concentrar na estrada mas o cenário era lindíssimo e era impossível não perceber e não observar.

     

Assim termina meu 6º dia de viagem, com 900 km percorridos, mas com muitas experiência vividas, muitos amigos reencontrados e muitos outros angariados.

 

Ubatuba, Paraty, Angra dos Reis, Itaguaí, Seropédica, São Lourenço, Santa Rita do Sapucaí e Poços de Caldas.

09.11 - Levantamos e fomos conhecer a Praça do Maçom com o marco representativo das 3 Lojas Maçônicas da cidade. Em seguida me despedi do Irmão Castro e do Estado de São Paulo pois estava me dirigindo para o Estado do Rio de Janeiro e a primeira cidade a visitar seria a histórica Paraty.

     

Cheguei já próximo ao meio dia e o Bode do Asfalto Luiz Costa, que trabalha na área de segurança das Usinas de Angra, estava a minha espera para mostrar um pouco da cidade. Acabou me convencendo a almoçarmos na cidade.

             

Depois seguimos até a Vila Residencial onde ele mora, deixei minha moto e seguimos para Angra dos Reis onde ele trabalha. Passamos pelas Usinas de Angra e batemos um papo com o Bode do Asfalto Ruy. Praias lindíssimas, recantos de mar encantadores, dão a impressão de um paraíso a cada quilômetro desta imensa costa brasileira.

             

Ao final da tarde encontramos com os Irmãos Bodes do Asfalto e fomos lanchar de frente para o lindo mar de Angra.

     

Depois retornamos para a Vila Residencial e saímos na companhia de mais alguns Irmãos para mais uma confraternização e pude tomar a minha caipirinha, já que estava de carona.  rs Depois ainda fomos a casa do Irmão Jerri e a conversa continuou até as 02:30 hs.

    

10.11 - Levantamos, arrumei a moto e fui até a localidade chamada Frade, onde acontecia o "Teste das Sirenes" feito uma vez por mês como teste para ver se as sirenes que devem avisar a população de toda a região, em caso de acidente com as usinas, estão funcionando corretamente. Mesmo de moto, e de capacete, eu ouvia os anúncios feitos pelo Corpo de Bombeiros dizendo que seriam feitos os testes e que a população e os transeuntes da rodovia não deviam se preocupar nem mudar sua rotina.

 

Ouça o som da sirene, para teres conhecimento, se um dia estiveres passando por alí e ouvires este som:   A Q U I 

Depois continuei a viagem e entrei em Angra dos Reis para conhecer o colega, e integrante do ROTA X Moto Clube, Edir Oliva. Ele me apresentou mais 3 colegas que tem moto e que serão possíveis novos integrantes do Moto Clube. Enquanto em Curitiba está com 18º e com céu nublado, aqui os termômetros marcam 32º.

       

Ao sair de Angra encontrei, por acaso, nosso Irmão, e Bode do Asfalto, Hélcio com quem havia estado ontem a noite e que estava indo para o Rio de Janeiro buscar a esposa. Decidimos almoçar em Mangaratiba num pequeno restaurante de comida caseira que ele conhecia muito bem. 

Nesta região ainda temos as marcas de várias barreiras que caíram na estrada recentemente. Em vários pontos existem obras de contenção em andamento, com homens, maquinários e caminhões trabalhando o que exige atenção constante ao pilotar/dirigir.

Segui para Itaguai-RJ e fui direto para a casa do Bode "Vavá" que está se preparando para ir a Poços de Caldas-MG no 3º EBAN - Encontro dos Bodes do Asfalto - Nacional. Acabei tirando uma soneca no sofá e em seguida chegou o Bode do Asfalto "Tic Tita" e mais um amigo de Seropédica que fizeram questão de virem me buscar.

         

Chegamos em Seropédica e fui convidado a me hospedar na casa do Irmão "Tic Tita" onde aguardamos a vinda dos Bodes Gustavo, "Vavá" e outros para jantarmos. Todos estão animados para irem a Poços de Caldas neste final de semana. Eu também. 

       

11.11 - Choveu durante a noite e amanheceu com previsão de chuva. Tomamos o café da manhã e eu me despedi (até breve em Poços de Caldas) e peguei a rodovia Rio-São Paulo. Ao parar na unidade de apoio aos motoristas, da concessionária, para pedir informações, descobri que o atendente Alex havia morado em Rio do Sul-SC ao lado da cidade que nasci, Ituporanga. Segui viagem e decidi passar por São Lourenço-MG pois me disseram que havia uma serra muito bonita.

 

Pois ela é muito bonita mesmo mas, fez muito frio e choveu um pouco. Consegui filmar um pedaço da subida da serra  A Q U I

             

Chegando em São Lourenço - MG encontrei o Bode do Asfalto Bruno que veio ao meu encontro e me levou até a saída da cidade, sabendo que nos encontraremos amanhã em Poços de Caldas-MG.

    

Ao passar no trevo de Santa Rita do Sapucaí lembrei do Irmão Osni que encontrei em Florianópolis e foi só ligar para ele convidar a ir até sua casa tomar um suco gelado, já que foi só descer a serra para o sol aparecer e esquentar bastante. Conversando, descobri que ele nasceu em Rio do Sul e a esposa Nerezir nasceu em Ituporanga-SC, minha cidade. Também combinamos de nos encontrar em Poços de Caldas amanhã.

     

E não é que cheguei em Poços de Caldas-MG para o 3º EBAN - Encontro dos Bodes do Asfalto - Nacional?

Já encontrei vários Irmãos e Cunhadas mas os primeiros foram o Silvio e Dani da cidade de Ponta Grossa-PR. Edinho e Elza de Feira de Santana-BA (Presidente do MC Bodes do Asfalto), Farina de Patos de Minas-MG, Isabel e Nonato de Caconde-SP, Ulisses-Itajaí-SC, Douglas-Balneário Camboriú-SC, Mascarenhas-São Paulo-SP, Jair Lengo-Porto Alegre-RS e os anfitriões Operito e Dilma de Poços de Caldas - MG.

           

"Ó, COMO É BOM E AGRADÁVEL VIVEREM UNIDOS OS IRMÃOS"

 

POÇOS  DE  CALDAS  -  MG

12.11 - Essa página, estes 3 dias, vão ser difíceis de escrever. Como relatar o que vivemos nesse III EBAN - Encontro dos Bodes do Asfalto-Nacional? Como descrever os abraços/beijos, o que sentimos e o que falamos com tantos Irmãos/Cunhadas e Sobrinho(a)s de todo o Brasil? Quase impossível.

Fomos para o local sede do evento e já encontramos vários Bodes do Asfalto de várias partes do Brasil confraternizando. Irmão Perito e Cunhada Dilma atentos a tudo e a todos davam as boas vindas.

     

Passei a monitorar com a Amira, pelo celular, a viagem dos Irmãos e Cunhadas de Curitiba que saíram as 06:30 hs. Soube que houve 4 quedas e que, felizmente, ninguém se feriu, tanto é que todos estão vindo para o EBAN. Almocei no local do evento e a cada hora aumentava o numero de Bodes do Asfalto chegando de todos os cantos do Brasil.

         

As 17:00 hs convidei alguns Bodes e Cunhadas e fomos buscar o Bonde do Paraná no Portal de entrada da cidade (uns 15 km). Chegamos lá no mesmo instante deles e foi aquela festa. Estavam em mais de 40 motos. 

   

Veja um vídeo da chegada  A Q U I 

A noite a festa continuou no local do evento até tarde. A cidade fez a abertura do "Natal Luz" com ornamentação, fogos e show musical.

             

Neste sábado, fomos todos para o local do evento onde prometia a chegada do maior numero de participantes completando assim a grande festa.

                                     

Perito, Dilma e os Organizadores do III EBAN. E esta foi a moeda utilizada durante o evento:  Mérréééis  rs.

     

Vários expositores durante o evento disponibilizavam seus produtos e serviços para os motociclistas.

       

A TVPLAN convidou o Moto Clube Bodes do Asfalto para sua edição do Jornal do Meio Dia. Como os Irmãos Edinho e Perito estavam afônicos, pediram para eu e o Irmão Márcio irmos em seus lugares participar da entrevista. Acabamos ficando 45 minutos no ar. A reportagem foi repetida a tarde e no domingo novamente.

PARTE  1        =        PARTE  2        =        PARTE  3

 

Sábado a noite a festa num clube da cidade reuniu grande numero de motociclistas. Ajudei a organizar a fila para pegar as Vans para o deslocamento. Muita gente com adereços os mais estranhos possíveis.....rs. Tivemos mesas de frios saborosos e após algumas homenagens e parabéns, veio o bolo para ser saboreado por todos.

                                                                       

  

Teve até pedido de casamento em plena festa. O fato é que eles se conheceram no II EBAN em Florianópolis e agora, no III EBAN em Poços de Caldas ele fez o pedido de casamento na frente de todos os Bodes do Asfalto.

 

Domingo, lá fomos nós para um belo desfile de motos pelas ruas e avenidas de Poços de Caldas. Não deu para contar mas acredito que eram mais de 400 motos como se pode observar nesse vídeo  A  Q  U  I  , A  Q  U  I  e  A  Q  U  I   .

                       

Após o almoço teve a solenidade de entrega de troféus e lembranças, momento que fiquei honrado em receber uma das homenagens. O Irmão Perito apresentou, e entregou para o Irmão Edinho, o Troféu do RankBrasil oficializando o MCBDA como "Maior Moto Clube do Brasil".

         

Apareceu um Bode no meio dos Bodes do Asfalto. . . .hehehe

 

Fomos conhecer o Palace Hotel que fica ao lado do evento. É super luxuoso. Também fomos passear de trenzinho pela cidade mas acabou chovendo e nem deu para tirar fotos.

     

Domingo a noite fomos lanchar junto com a turma. Eu e a Amira já estamos em momentos de despedida pois ela volta para Curitiba amanhã, junto com a turma de lá. Eu continuarei a viagem.

     

Assim, termino o relato desses 3 maravilhosos dias em companhia de antigos e novos amigos, Bodes do Asfalto, de todo o Brasil. Estou viajando a 12 dias mas só fiz 1.700 km até agora.

Assinatura de um de nossos Irmãos Bodes do Asfalto em suas mensagens.

Ser  motociclista é levar o sorriso no rosto e amor no coração,  é pregar a igualdade, irmandade, fraternidade e  sinceridade, não importa a cilindrada de sua moto, o importante é que você tem para oferecer, o que você traz  na sua bagagem.

 

Poços de Caldas, Lorena, Cruzeiro, Nova Iguaçu e Duque de Caxias.

15.11 - Levantei de madrugada 06:30 hs (rs) para me despedir dos Irmãos e Cunhadas de Curitiba, e da Amira que ia voltar com eles. Em seguida fui me despedindo dos outros Bodes do Asfalto das outras cidades que também iniciavam a viagem de retorno aos seus lares. Cheguei a me despedir do Irmão Perito e Cunhada Dilma umas 3 vezes mas . . . .não dava vontade de ir embora.

                             

Acabei sendo convidado para ir até o Cristo no alto do morro de Poços de Caldas. Tínhamos tentado ir lá nos dias anteriores mas não deu certo. A vista panorâmica da cidade é excelente.

       

Eram 12:30 hs quando iniciei minha viagem de retorno para o RJ onde interrompi para ir ao III EBAN. Passei por algumas cidades que havia passado na ida como: Congonhal, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí. Passei por uma serra, depois de Wenceslau Braz, e o frio e a neblina contrastaram com o calor que havia passado momentos antes. Cheguei a ter que tomar café quente para aquecer. Ali era a divisa de MG com SP.

       

Ao descer a serra para o município de Piquete não tive como parar para tirar fotografia do imenso precipício ao longo de vários quilômetros pois a estrada não tinha acostamento. Se bobear ali você faz um vôo de aza delta bonitinho, com sua moto. hehehe.

Cheguei em Lorena-SP e me hospedei num hotel e tirei um cochilo já que tinha acordado de madrugada . . .rs. Em seguida fiz contato com o Irmão, e Bode do Asfalto, Pedro Sérgio que já fez contato com o Bode Julius e vieram ao meu encontro para batermos um bom papo sobre o nosso MC Bodes do Asfalto.

 

Passei a terça-feira (16) no hotel. Só saí para ir até a Igreja, a lanchonete e a farmácia. Estou com dor de garganta e o dia amanheceu chovendo. Assim desisti de continuar a viagem hoje. Pra que pressa??? rs.  Mas li muitos e-mails e fiz a página dos 3 dias de festa em Poços de Caldas-MG. O Hotel Colonial, onde me hospedei, é um estilo bem antigo que demonstra os bons tempos do passado, embora mal conservado no presente.

               

17.11 - Amanheceu sem chuva e aproveitei para seguir viagem. A primeira cidade seria Cachoeira Paulista mas o colega ROTA X Jean Piorini estava de saída para trabalhar em Cruzeiro, um pouco mais distante, mas no caminho para o Rio de Janeiro. Cheguei lá antes dele hehehe. Conversamos um pouco e deixei ele trabalhar, afinal, o aposentado da Caixa sou eu.

   

Vi vários trens passarem por aqui. Filmei um deles,  A Q U I 

Ao sair da cidade consegui contato com o Bode do Asfalto Carlos Eduardo que veio ao meu encontro com o seu Maverick amarelo. . .  . .rs. Conversamos e em seguida continuei para a viagem para o RJ. A noite, quando fui ler os e-mails, vi que o Carlos Eduardo estava de aniversário hoje e ele nem me disse nada, nem me convidou para comer o bolo hehehe. Parabéns, meu irmão.

   

Tentei contato com Bodes de Volta Redonda mas não atenderam o celular. Um dos Irmãos me retornou mas estava trabalhando em Macaé-RJ, bem longe.

Desci a Serra das Araras que em vários pontos tem radar de 40 km/h o que causa até um certo medo de que os caminhões que vem atrás não consigam diminuir a velocidade e te atropelem.

 

Chegando em Nova Iguaçu encontrei os Bodes do Asfalto Marcos Palos e Luiz Carlos com os quais conversei por algum tempo.

     

Segui para Duque de Caxias com uma indicação de endereço de onde estava o ROTA X Gustavo. Perguntei para um Policial Rodoviário no caminho e segui a indicação. E não é que passei pela Av. Brasil, pela Washington Luiz, passei por viadutos e cheguei dentro de Duque de Caxias (Bairro 25 de Agosto) no endereço indicado, sem usar GPS? Nem eu acreditei que conseguiria.

O Gustavo já ligou para o Luis Carlos, que é Bode do Asfalto e é pai de sua namorada e ele chegou onde estávamos para me levar até sua casa onde deixei a moto e fomos para um barzinho onde pude tomar a minha caipira. rs

Em seguida o Gustavo me levou ao encontro dos Bodes Jorge Luiz e amigos para mais um bate papo e depois fomos até sua casa conhecer a mãe dele que é uma colega aposentada da Caixa. Em seguida retornamos ao local anterior. Fui dormir na casa do Luis Carlos onde a conversa com ele e a cunhada Bianca rolou até passado da meia noite.

           

Assim termina meu 15º dia de viagem, a dor de garganta continua mas o resto tudo corre bem.  Estou revendo amigos, fazendo novos, e conhecendo muitas cidades e estradas desse grande Brasil.

DEUS está ao meu lado, todos os instantes.

 

Duque de Caxias, Petrópolis, Teresópolis, São Gonçalo, Niterói e São Pedro da Aldeia

18.11 - Após tomar o café da manhã fui conhecer as futuras instalações do Restaurante que o Irmão Luis Carlos vai inaugurar.

   

Em seguida segui para Petrópolis subindo uma bela Serra. Muitas curvas, muitas árvores, muita neblina e a temperatura abaixando. Minha garganta não está nada bem. Estou preocupado que uma coisa tão "pequena" possa atrapalhar minha viagem.

             

Cheguei em Petrópolis e fui para a casa do Bode do Asfalto Jorge Dias e esposa Sandra. Ele é um gaúcho de Passo Fundo-RS que está radicado no RJ a muitos anos mas ainda mantém as tradições gaúchas, como assar um churrasco, por exemplo.  hehehe

Vieram para o almoço os Bodes Jorge Santos do Rio de Janeiro e Peninha de São Pedro da Aldeia-RJ.

           

À tarde fomos passear pela cidade mas a neblina tomou conta e não pudemos ver quase nada mas deu para tirar foto do relógio de flores, da Catedral e da Casa de Santos Dumont. A noite me levaram para comer truta em Itaipava, um bairro de Petrópolis.

           

19.11 - Levantei com um céu límpido e um sol maravilhoso e assim pude tirar foto do Castelo Quitandinha que ontem estava todo encoberto pelo nevoeiro que aqui é chamado de "russo" hehehe.

     

Segui o caminho para Teresópolis passando por Itaipava. Subi uma serra que me elevou dos 900 metros de altitude de Petrópolis para mais de 1.300 metros. Engraçado que aqui as montanhas parecem ser UMA pedra só. Na subida, e na descida, tive que parar 30 minutos em cada vez pois a rodovia está em obras. O sol castiga a moto e a mim, ainda mais com essa ameaça de gripe.

   

Cheguei em Teresópolis e o Bode do Asfalto Moura estava me esperando para almoçar. Enquanto aguardava ele chegar acabei conhecendo o Irmão Adriano que é dono do Posto de Gasolina que abasteci e que, após morar 12 anos em Barcelona, voltou ao Brasil.

     

O almoço foi acompanhado de um longo bate papo sobre os Bodes do Asfalto. Ele lembrou de quando foi ao Encontro Nacional em Curitiba em 2007. Em seguida o Moura me levou para conhecer o local onde a Seleção Brasileira costuma treinar, a Granja Comary.

       

A descida da Serra de Teresópolis para São Gonçalo foi muito interessante embora não tenha conseguido tirar foto do "Dedo de Deus".

   

Chegando próximo de São Gonçalo já encontrei o Bode Mariano e Cunhada Heloísa e também uma motociclista de MG que está viajando sozinha, pela segunda vez. O Mariano e Heloísa me levaram na casa do Bode Ivan e Cunhada Janaine. Ele curte o fusca que adquiriu de outro Irmão e está restaurando. Parece novo.

       

Depois me levaram para conhecer um bar que serve como sede do Moto Clube Amortecedores = Niterói-RJ. Recebi adesivos e placa do MC.

         

Me hospedei próximo a praia de São Francisco, em Niterói - RJ para facilitar o encontro/almoço com colegas ROTA X da cidade do Rio de Janeiro amanhã. Infelizmente a conexão da internet não funcionou neste hotel e estou atrasado com o envio das páginas de diário de viagem.

20 - Levantei e fui caminhar um pouco na calçadão de Niterói.

   

Em seguida recebi a visita do Bode do Asfalto Sérgio Fernandes de Cabo Frio, que estava em Niterói. Eu o conheci em Matinhos-PR no mês passado. Ele me levou até o restaurante para o almoço que estava marcado mas . . . . .o pessoal do ROTA X não apareceu.  Sniffffffffffffff.

 

Decidi continuar a viagem até Iguaba onde aconteceria uma festa do Carcaça Moto Clube. Chegando lá telefonei para o Bode Peninha que veio ao meu encontro e depois de um longo bate-papo fomos para sua casa onde me hospedei.

A tarde ele me levou para conhecer Cabo Frio, o Farol, a Lagoa . . . .

                   

A noite, acompanhados de sua esposa Lelé, fomos jantar e saboreamos uma deliciosa lasanha. Depois fomos na Festa do Carcaça Moto Clube onde conheci seu famoso Presidente Barbudo.

       

Saudades de todos em Curitiba, principalmente da Amira, Patrícia, Leilane, Laura, Arthur. Meus pais em Santa Helena, meus irmãos . . . .

 

São Pedro da Aldeia, Macaé, Conceição de Macabu, Bom Jesus de Itabapoana, São José do Calçado, Alegre e Cachoeiro de Itapemirim.

21 - Acordei com o olho direito um pouco inchado e com as veias dilatadas de sangue. Sem dor, sem coçar, mas ardendo um pouco e com calor no olho. Medo de que uma coisa assim, que parece pequena, possa atrapalhar minha viagem.

Tomamos o café da manhã e o Peninha decidiu me acompanhar até a próxima cidade, Macaé-RJ, onde marcamos almoço com o Irmão, Bode do Asfalto, Wilson Ferreira.

           

E não é que o Peninha decidiu me acompanhar até Conceição do Macabu? Pegamos um pouquinho de chuva mas estávamos preparado. Lá chegando fomos direto para a casa do Bode do Asfalto Getulio que também é fundador e Presidente do Macabu Moto Sport M.C. que tem 6 anos de fundação e faz uma grande festa em comemoração ao aniversário em 20.08 de cada ano.

   

Já fui convidado para me hospedar em sua casa e também para a comemoração do aniversário de um ano de casamento de um de seus filhos. Claro que me deliciei com o bolo hehehe..

   

22 - A previsão era de chuva mas . . . .nada. Dia limpo e claro. Me despedi de meus anfitriões e segui viagem.

Cheguei em Bom Jesus de Itabapuana-RJ e fui direto para a Caixa onde trabalham os ROTA X Vantil e Luciana. Depois de conferir o saldo da conta e verificar que dá para continuar viajando mais um tempo . . . . .rs segui para a casa do ROTA X Bolê onde almocei e fui convidado para me hospedar em uma suite de hóspedes hehhe.

 

A noite fomos na casa do Vantil para saborear um churrasco feito por ele e lá encontramos os Bodes do Asfalto Tarcizo e Adalberto, além do próprio Vantil que também é Bode do Asfalto e BrazilRiders. Conversamos muito sobre Caixa Econômica e sobre aposentadoria . . . rs

       

Fiquei feliz em encontrar 3 colegas ROTA X super envolvidos com o nosso Moto Clube.

Após o café da manhã rumei para São José do Calçado-ES onde encontrei o Bode do Asfalto Pedro Viana. Ele foi me mostrar a Loja Maçônica Anita que tem 110 anos de existência.

   

Segui para Alegre onde me esperavam os BrazilRiders Barbosa, Ulysses (que também é Bode do Asfalto) e Bodzuan. Me mostraram a Praça, a Prefeitura, a Faculdade e outros locais da cidade. Fui almoçar na casa do Barbosa onde conheci sua sogra que mora em Blumenau-SC e está passando alguns dias por aqui.

           

Antes que chova . . . .segui para Cachoeiro de Itapemirim pois tinha vários trechos em obras, sem asfalto, o que seria quase impossível passar com a Harley, se chovesse. Paisagens bonitas pelo caminho e rios cheios. Meus olhos captam centenas de imagens, todos os dias, perfeitas e dignas de uma bela foto mas . . . . .como parar a todo instante?

           

Cheguei em Cachoeiro e me hospedei no Hotel Beira Rio, que fica na beira do Rio Itapemirim. A impressão daquele rio largo, caudaloso, com corredeiras, dentro da cidade, com as casas construídas sobre seu leito não me deixou muito confortável . . .hehehe.

     

O Bode do Asfalto Rangel veio me pegar no hotel e me levou para um City Tour pela cidade. Passeamos bastante e depois, enquanto ele foi dar aula, o Bode do Asfalto Ari e cunhada me levaram para comer um camarão de fazer inveja (para quem não foi) rs.

       

Assim, completo 21 dias de viagem, com 3.100 km percorridos, com muito pouca chuva, muita alegria e prazer.

Meu site ultrapassou o limite de acesso mensal e ficou bloqueado no dia de hoje. Foram 4.001 visitantes com 19 GB de transferência. Amanhã será aumentada a capacidade do site.

 

Cachoeiro de Itapemirim, Maratayses, Guarapari, Vila Velha, Jacaraípe e Vitória.

24.11 - Acordei pensando no Rio Itapemirim na frente do hotel. Será que choveu muito? Será que ele transbordou? hehehe. Logo após o café chegou o Irmão Rangel do Bode do Asfalto para me levar até a casa onde morou o Rei Roberto Carlos.  Fomos muito bem recebidos pelo responsável que nos contou vários detalhes sobre a vida do RC.

                 

Veja vídeo sobre a casa e a história do Rei Roberto Carlos  VÍDEO

Me despedi do Rangel e fui para Maratayses onde encontrei os Bodes do Asfalto Pazini e Wesley (sogro e genro) e também o José Eduardo que é de Piúma mas estava prestando serviço em Maratayses.

 

Lindas paisagens pelo caminho. Conheci o peixe de mar "Dourado" pois até então só conhecia o de rio.

             

Segui a Rodovia do Sol e parei numa Panificadora para tirar foto e ligar para meu amigo/irmão Claudio Gobetti em Curitiba para saber porque ele anda investindo seu dinheiro aqui no Espírito Santo.  rs

 

Cheguei em Guarapari e liguei para o Bode do Asfalto Ronald que pediu para esperar na Loja do Irmão Gigante com quem conversamos por algum tempo. Deixei a moto na casa do Ronald e ele me levou para um City Tour pela cidade e praias próximas.

                   

Em seguida ele foi me mostrar o SESC de Guarapari onde eles pretendem realizar um grande encontro do Moto Clube Bodes do Asfalto. O lugar realmente oferece condições plenas.

           

A noite saímos para uns aperitivos e lá encontrei, convidados pelo BR Ronald, vários membros do BrazilRiders como: João Carlos e José Florêncio (Masters), Regina, Carlos Gomes, Nei Simões, eu e o Ronald, além dos Bodes Rodolfo Chaves e Marcos André. Depois ainda passamos em outro Bar, com nome diferente: BAR BANT  rs.

         

Veja  A Q U I  um vídeo feito pela BrazilRiders Regina Boreth

25.11 - Levantamos, tomamos aquele café na panificadora e fomos para a oficina do Roni que cuida de todas as Harleys do Espírito Santo. Trocamos o óleo do motor, primária e transmissão, tudo de acordo com orientação do Mascaro de Curitiba. Gente boa esse Roni 27-9228-1176.

 

Enquanto isso fomos ao encontro dos Bodes Carlos Werner, Beto Moraes e Ivan Telegol para almoçar no Restaurante Barramar onde apreciei uma "Moqueca Capixaba".

     

Depois de pegar a moto fomos para o Quiosque do Cícero onde encontramos os ROTA X Sobreira e Carlos Hand com quem conversamos por longo tempo sobre o Moto Clube dos Empregados da Caixa. Mais tarde foram chegando os Bodes Carlos Werner e esposa Mª Célia, Ivan Telegol, Luiz Alfredo e filha, ...............

           

Fui convidado para me hospedar na casa do Irmão e Cunhada Carlos Werner/Mª Célia em sua casa à beira do mar, com vista para a bela Ponte que liga Vila Velha a Vitória. Amarelei para tirar a moto naquela rampa da garagem e pedi para ele tirar.  rs

           

26.11 - Carlos Werner se ofereceu para me levar até a Grande Loja do Espírito Santo onde nos encontramos com o Grande Tesoureiro e me apresentei como Grande Representante da GLMEES junto a Grande Loja do Paraná.

       

Em seguida fomos até o encontro do Irmão Guedes que morou em Curitiba e foi Secretário da Loja Nova Aliança na minha gestão em 2000/2001. Acabei de sair da casa de um Irmão e já estou hospedado na casa de outro. Não deu nem 15 km de distância . . . hehehe. Assim eu não saio mais do Espírito Santo. rs Pude lavar minhas roupas e colocamos nossa conversa em dia sobre Maçonaria e sobre a importância da família.

A noite o Bode Alessandro veio me buscar para me levar até Jacaraípe, uma praia de Serra-ES onde os Bodes do Asfalto se encontram toda sexta-feira. Lá reencontrei o Irmão Beto Moraes que havia almoçado conosco em Vila Velha no dia anterior. Reencontrei o Irmão Alberto Bode do Asfalto e também do BrazilRiders que conheci em Curitiba recentemente e vários Irmãos Bodes do Asfalto.

             

 

Vitória, Santa Teresa, Aracruz, São Mateus, Conceição da Barra, Teixeira de Freitas, Eunápolis e Ilhéus.

27.11 - Eu e o Irmão Guedes tomamos o café da manhã acompanhados de seu cão amigo. Em seguida fomos até o Correio onde despachei para minha casa várias lembranças, presentes, livros, adesivos, bótons . . . . que ganhei durante a viagem. Quando retornar a Curitiba os guardarei com muito carinho.

     

Em seguida chegaram os Bodes do Asfalto que decidiram me acompanhar até Santa Teresa-ES. Só que a distância seria de 40 km e eles decidiram dar uma voltinha de 125 km para chegar no mesmo local . . . .hehehehe.  Mas valeu a pena. Conheci um caminho muito bonito, de serra, com lagos, cachoeiras e cidades pequenina.

     

Não sei como mas o pessoal já colocou uma placa me avisando o caminho até Belém . . . . .hehehe

 

Chegamos em Santa Tereza na hora do almoço de confraternização de várias Lojas Maçônicas da região. Foi muito agradável conhecer tantos Irmãos. Tive a alegria de rever meu colega da Caixa, meu amigo, Rota X, Bodes do Asfalto e BrazilRiders Canan que conheci em Curitiba a alguns anos quando fazia uma grande viagem para o Chile.

                 

Decidimos descer a serra. O problema é que a estrada estava em reforma e em vários trechos não havia asfalto, só barro. Tinha a certeza que ia cair com a moto. As pernas ficavam abertas, prontas para pular e não ficar debaixo da moto. O pneu traseiro fazia um trajeto diferente do que o dianteiro . . . . .e a moto rebolava . . . hehehe. Mas, felizmente, nada aconteceu, nem comigo nem com os 6 motociclistas que me escoltavam . . . .rs

Liguei para o Bode Hugo de Aracruz e ele veio ao meu encontro na rodovia. Conversamos por poucos minutos pois eu ainda tinha um bom trajeto a percorrer e não podia correr o risco de anoitecer no caminho. Agradeço ao Irmão Hugo pela compreensão.

 

Ao passar por Linhares-ES achei interessante a ponte quebrada, que causa uma impressão estranha.

 

Como a natureza nos dá lições a todo instante. Saímos de Vitória com céu limpo e temperatura agradável. Chegamos na primeira cidade, 50 km, com um calor enorme. Mais 20 km pegamos chuva. Em Santa Teresa temperatura amena. Saímos, chuva novamente. Mais 30 km céu limpo e sol brilhante. Mais 50 km e as nuvens ameaçavam uma tormenta. Assim é a vida. Todos os dias são diferentes e cabe a cada um de nós saber vivê-los de acordo com essas regras.

Cheguei em São Mateus e o Irmão Josildo já me levou para sua casa onde estava acontecendo uma confraternização entre amigos e familiares. Tinha até um violeiro. Veja o estilo do "artista"  rs. Depois a turma ainda foi para a casa ao lado para juntar as duas festas que estavam acontecendo. Família festeira . . . .rs

     

28.11 - Levantei, café da manhã e segui minha viagem.

   

Cheguei em Conceição da Barra e fui direto para a casa do Bode do Asfalto Cléo e Cunhada Simone. Eles foram me mostrar a cidade, especialmente as obras que o Governo do Estado está fazendo para recuperar a praia que já foi muito badalada mas que sofreu grandes prejuízos causados pelo mar que invadiu e destruiu calçadas, casas e avenidas.

             

Reiniciei minha viagem mas a chuva ameaçou em seguida e decidi parar, almoçar, escrever esta página e esperar a chuva passar. Continuo colocando os adesivos dos Bodes do Asfalto e do Rota X em todas as paradas (postos, hotéis, restaurantes . . .).

     

Como tenho encontrado igrejas pelas cidades que passo. São tantas, e tantos nomes estranhos que daria para fazer uma grande lista.

 

Cheguei em Teixeira de Freitas com chuva, liguei para o Bode do Asfalto Tessaro que veio me buscar na Rodoviária onde eu estava. Levamos a moto até sua casa e fomos para a casa de outro Irmão onde acontecia uma confraternização. Ao telefonar para o Bode Marcos, que é de Pinheiros-ES mas que estava em Teixeira de Freitas, acabamos descobrindo que os dois são amigos de infância.

           

Depois do banho saímos para conhecer a cidade e fazer um lanche.

 

29.11 - Após o café da manhã e a despedida segui viagem para Eunápolis (160 km). Plantações de mamão "papaia", montanhas (Dedo de Deus) e placas com nomes estranhos (para mim), rios, fizeram parte da viagem.

                 

Cheguei antes do almoço em Eunápolis e fui conhecer o Wendel, irmão do Marcos que conheci ontem em Teixeira de Freitas. Em seguida fui até o Posto do Bode do Asfalto Leonardo e em seguida chegou o Sérgio Bobbio para conversarmos sobre o Moto Clube Bodes do Asfalto e a possibilidade de fundação de uma Facção na cidade.

      

Continuando, tinha mais 260 km para fazer até Ilhéus. No caminho, km 648 da BR 101, me deparei com uma forte chuva. Ao olhar para os lados vi um homem fazendo sinal para que eu fosse até a sua casa/borracharia para me abrigar da chuva. Entrei com moto e tudo na área de sua casa. Ele, que já morou em São Paulo, mudou-se para aquele lugar quase isolado, montou a borracharia na própria casa e cuida de dois netos. Já foi do Moto Clube EQ. ASA, e adora moto. Tem uma CB 450 desmontada, esperando a chance de terminar o conserto. Abriu uma melancia, que parecia ser motivo de festa, e me ofereceu algumas fatias. Ouvi algumas histórias de sua vida e alguns conselhos. Valeu esse momento. Como se Deus tivesse mandado a chuva justamente nesse momento, para que eu parasse ali e ganhasse essa lição de vida, de simplicidade, de humanidade, de simpatia, de cortesia, de amor ao próximo, de paz, de família, de trabalho. . . . .

     

Hoje encontrei a chuva umas 8 vezes. Quando parecia que ela tinha ido embora em definitivo, era só fazer uma curva ou subir um morro que lá estava ela de novo. Mas, até ela é bem vinda.

Cheguei em Ilhéus antes de escurecer. Parei no primeiro Posto de Gasolina próximo ao centro da cidade e liguei para o Irmão Horácio, e Bode do Asfalto. Ao perguntar para o atendente  qual o nome do Posto, recebi a informação de que era Renascer, justamente o nome da nossa Loja Renascer em Curitiba, na qual o Irmão Horácio ainda está filiado. Coincidência???

 

Hoje bati o Record da viagem. Fiz 424 km num dia. Bem diferente dos 10 km de Vila Velha até Vitória antes de ontem . . . .hehehe

Após o banho fomos numa Churrascaria Gaúcha onde encontramos o Bode do Asfalto Deusdete que havia me passado um torpedo para que fizesse contato quando chegasse em Ilhéus. A conversa foi longa, até fechar a Churrascaria . . . .rs

     

Passeamos um pouco pela cidade e amanhã vamos conhecer a Pousada que o Irmão Horácio e Cunhada Elenita estão construindo aqui em Ilhéus.

 

Ilhéus, Itabuna, Gandu e Feira de Santana

Tenho recebido vários e-mails de apoio, de elogio e principalmente com votos de sucesso nessa empreitada. A todos o meu muito obrigado. É com esta "corrente positiva" que eu conto para que tudo de certo e eu consiga cumprir o desafio.

30.11 - Fomos para a Pousada que fica a 25 km de Ilhéus. Lá chegando já encontramos 3 macaquinhos pulando nos coqueiros. Fizemos um tour pela região, almoçamos e colocamos a conversa em dia, sobre Curitiba, Loja Renascer e sobre a beleza da vida.

             

Voltando para Ilhéus fizemos um tour pela cidade visitando o Palácio Paranaguá, a Prefeitura, a Igreja e o "Jorge Amado".

           

01.12 - Irmão Horácio foi comprar o pão para o café da manhã e eu fiquei apreciando a vista do mar da janela de seu apartamento por onde dá para ver os navios de turistas chegando e atracando no porto.

     

Em 1985 eu casei aqui em Ilhéus mas . . . .isso é uma outra história . . . .hehehe.

Reiniciei minha viagem indo até Itabuna onde encontrei os Bodes do Asfalto: João Elizeo, Wandick e Teodoro. Depois de um bom papo o João e o Teodoro me acompanharam até a saída da cidade.

   

Segui com destino a Uruçuca e quando estava no trevo da cidade o motociclista Beto do Moto Grupo Jegues do Asfalto fez sinal para eu para e conversarmos um pouco.

   

Uma leve chuvinha, preguiça de colocar a capa de chuva e a sorte de ter uma cobertura de ponto de ônibus a disposição.

 

No km 431 várias placas anunciando uma Pousada "Casarão de Pedra" chamavam a atenção a ponto de eu entrar para conhecer. A ultima placa ainda dizia: "Curioso? Então entre para conhecer" hehehe.

       

Ao longo da viagem tenho visto casinhas, casebres, mansões e até palácios a beira da estrada, nas encostas dos morros, no meio das fazendas . . . .e fico a pensar que ali vive uma família constituída, brasileiros que lutam pela vida, pela sobrevivência, que sonham, que choram, que trabalham por uma vida melhor. Como o "meu" mundo é pequeno diante de tantos outros mundos que existem por aí? Então fico a pensar quantas pessoas egoístas já encontrei em minha vida, que pensam serem os "donos da verdade", "os maiorais", "os onipotentes" . . . .

Cheguei em Gandu e ao entrar na cidade para abastecer o Irmão Noel me reconheceu e veio conversar comigo. Em seguida telefonou para o Bode do Asfalto Joilson que me levou para almoçar em sua casa e saborear um sorvete após o almoço.

 

O dia estava lindo, com sol e a estrada em boas condições, com pouco tráfego.

       

Cheguei em Feira de Santana as 17:30 hs e fui recebido pelos IIr.´. Bodes do Asfalto Paulo e o Presidente Edson Sobrinho.

 

Coloquei o micro para receber os 961 e-mails dos últimos dois dias e não é que ultrapassou o limite da Caixa de Entrada do Outlook Express que utilizo e bloqueou todos os e-mails? A pasta continua existindo e salva no micro mas não abre nenhum e-mail.

Vieram me buscar para jantar.

       

02.12 = O Irmão Edinho me buscou no Hotel e me levou para uma volta pela cidade e depois fomos até seu escritório onde conversamos sobre o MCBDA, Maçonaria e outros assuntos mais. Em seguida chegaram os Bodes para irmos almoçar em Amélia Rodrigues, uma cidade vizinha.

         

O papo descontraídos dos Bodes Baianos é contagiante e estão sempre de alto astral. Depois ainda passamos numa sorveteria para amenizar o calor que faz aqui. Voltamos ao escritório para ver se o técnico de informática tinha conseguido abrir a pasta dos e-mails mas não deu certo. De qualquer forma ele criou um dispositivo para extrair as mensagens, uma a uma, de dentro da pasta. Melhor que nada.  rs.

A noite mais um passeio, a chegada ao ponto de encontro dos motociclistas de Feira de Santana. Conheci o Miguel do BrazilRiders e vários outros motociclistas.

       

Depois fomos para outro barzinho para lanchar e continuar a conversa, com muitas brincadeiras entre os Bodes do Asfalto.

       

Foi um enorme prazer estar em Feira de Santana, conhecer/rever a Diretoria Executiva do Moto Clube Bodes do Asfalto: Sobral, Adorno, Almeida, Valdir . . . .

Assim terminou meu 30º dia de viagem, pelos Estados do PR, SP, RJ, MG, ES e BA, totalizando 4.500 km, até agora.

Graças a DEUS até agora tudo transcorreu maravilhosamente bem.

CONTINUAÇÃO DA VIAGEM   A Q U I