20.04.10 = Levantei-me as 06:00 hs para chegar no Aeroporto de Curitiba as 07:30 h e pegar o vôo das 08:32 da TAM com destino a Manaus, com escala em Brasília. Viagem tranquila, escala em Brasília tranquila também.

Como este Brasil é imenso. Terras, águas, matas e montanhas para todos os lados, por horas e horas de vôo. Dava para perceber dezenas de quilômetros entre uma estrada e outra cortando as matas da Amazônia. Fico imaginando como as pessoas podem se deslocar nessa região?

Chegando perto de Manaus começamos a ver muitos rios e muitas terras alagadas. É época de chuvas na Amazônia. Passamos por sobre os Rio Negro e Solimões, justamente onde as águas se encontram e demoram a se misturar. Veja o vídeo feito da janela do avião onde aparece o encontro das águas:  http://www.youtube.com/watch?v=TjNtgwl1EqE  . Veja também um vídeo aéreo da cidade de Manaus:  http://www.youtube.com/watch?v=ZGFKhIOeC44

Meu amigo e colega ROTA X, Luis Carlos (Lula) foi me receber no Aeroporto e me levou a passear por alguns lugares de Manaus como Ponta Negra, um lugar de muitos prédios novos, construídos à beira do Rio Negro.

Me hospedei no Hotel Mônaco e sai pela cidade a passear. Fui até a Caixa para falar com a colega Maria Luiza mas ela estava em reunião. Não iam me deixar entrar mesmo porque eu estava de bermuda e é proibido entrar assim . . . .rs .Não consigo entender como quase não tem sorveteria nesta cidade, com este calor de louco que está fazendo aqui. Saí de Curitiba com 14º e cheguei aqui com 32º graus.

O trânsito aqui é meio complicado e como gostam de buzinar nessa cidade. Nossa . . . . rs.

Encontrei construções como este clube, museu e teatro mas como estava adiantado o horário não deu para visitar hoje. Farei isso na quinta-feira pois no feriado de amanhã (21.04.10) o teatro e o ônibus para turistas não funcionam . . . hehehe.

Visita à Igreja Matriz para os agradecimentos.

As 20:00 h o irmão, Bode do Asfalto, Lucio Ferreira me pegou no hotel e me levou para uma reunião do BrazilRiders. Após o bate papo rolou uma carninha daquelas. Turma legal mesmo. Gostei dos assuntos discutidos. A chuva aqui desce do céu sem aviso prévio, sem barulho. Simplesmente cai . . . A meia noite cantamos parabéns para o Lucio que estava de aniversário neste 21.04.

21 = Levantei e após o café da manhã do hotel já recebi a visita do irmão, e Bode do Asfalto, Salvador e seus filhos que me levaram para um passeio por vários pontos da cidade. Estava chovendo e acham que fui eu quem trouxe a chuva de Curitiba. . . .rs

Depois fomos para a sede do Moto Clube Almas Livres, fundado em 1984 (26 anos) onde encontrei vários motociclistas e onde almocei e passei a tarde. Recebi do Presidente do Almas Livres o Patch do Moto Clube que colocarei em meu colete. O papo rolou descontraído até o anoitecer quando me levaram de volta ao hotel.

22 = Hoje eu coloquei calça para ir até a Caixa visitar a colega Maria Luiza mas . . . .estava em reunião, novamente. Aí conversei com o colega Roger que é da área de Marketing (a mesma de quando eu me aposentei). Ele também está quase se aposentando e, como já é diretor de cinema, pretende continuar no ramo.

Esta é a vista do apartamento do hotel onde estou.

Fui visitar o famoso Teatro de Manaus, construído em 1896 com 90% do material utilizado trazido da Europa. Estavam fazendo ensaio de peça teatral e apreciamos um pedaço. Veja o filme:   http://www.youtube.com/watch?v=qwaI6CeK-S4

A decoração do teto, os espelhos de cristal, as obras de arte, tudo faz a gente pensar que está na Europa.

Fiz visita ao Palácio da Justiça que foi construído entre 1894 e 1900. Também muito bonito e conservado. Fica ao lado do Teatro de Manaus.

Havia uma exposição de fotografias no Palácio.

Após almoçar um peixe da região (esqueci o nome) peguei o ônibus de turismo e fiz um Citty Toour de 2 horas e meia passando por toda a cidade de Manaus. A parte antiga, no centro, precisa de bastante investimento para restaurar muitos prédios antigos e históricos.

Passamos pela menor Igreja Católica do Brasil. Cabem apenas 15 pessoas dentro dela. Foi construída pela esposa de um português que estava muito doente e curou-se. Mas a Igreja é mais conhecida como Igreja do Pobre Diabo porque era assim que o português chamava as pessoas pobres que iam pedir pão em sua padaria.

O porto flutuante onde os barcos tem estacionamento e horário definido para sair mais parece uma rodoviária pois aqui o meio de transporte entre as cidades do Estado é feito, em sua maioria, pelos barcos. Tem até posto de gasolina flutuante que atende os barcos que estão navegando.

O bairro de Ponta Negra é um dos mais sofisticados. Normalmente é um ou dois por andar e todos de frente para a praia do Rio Negro. Soube que apartamentos aqui custam o mesmo preço que no Rio de Janeiro em plena Copacabana.

À noite o irmão Lucio me buscou no hotel para ir à Sessão da Loja Amazonas nº 2 onde conheci vários irmãos, inclusive o Bode do Asfalto Jano Mello. Após a Sessão ficamos para o jantar e para continuar o bate papo, principalmente sobre motociclismo. O Templo é lindo e dá uma sensação de paz e tranquilidade.

23.04.2010 = Acordei mais tarde e fui conhecer o Shopping Manauara. Foi um dos últimos construídos em Manaus e tem uma temática toda voltada para o Amazonas. Mantiveram um grande jardim natural, dentro do Shopping.

Após o almoço e uma passadinha na Cachaçaria do Dedé (só para ver . . . rs) fui visitar a Grande Loja do Amazonas onde bati um papo com o Irmão Secretário.

À noite o Bode do Asfalto me pegou no Hotel para irmos na Loja Unificação Maçônica onde conversamos bastante sobre o Moto Clube Bodes do Asfalto que culminou com a decisão dos Irmãos de fundarem uma Facção do MCBDA em Manaus. Foram empossados os IIr.´. Jano-Coordenador, Luiz Claudio-Adjunto e Alexsandro-Secretário. Após a fundação fomos todos para a sede do Moto Clube Almas Livres para confraternizar com os amigos motociclistas.

24 = Levantei cedo para ir ao passeio "Encontro das Águas". Me levaram até o Porto Flutuante de Manaus. As plataformas flutuantes e os imensos tonéis colocados sobre a água foram trazidos da Europa lá por 1.918 em virtude da grande oscilação do nível da água do Rio Negro. Pegamos um grande barco e seguimos uns 18 km em direção ao encontro das águas negras do Rio Negro com as águas barrentas do Rio Solimões.

Interessante encontrar postos de gasolina dentro do rio. Eles abastecem a grande quantidade de barcos existentes em Manaus.

Chegamos ao ponto. Interessante mesmo. E as águas seguem por mais 16 km sem se misturarem. Isso porque uma é mais fria que a outra.

Pegamos uns barquinhos pequenos e fomos em direção aos Igarapés ("trilhas" de água no meio da floresta bem definidos) e Igapós (passagem de barco pelo meio da mata sem que tenha um caminho definido). Uma imensidão de água para todos os lados. Segundo nosso guia, a profundidade gira entre 5 metros no meio da mata e 90 metros no meio do rio. Isto agora porque em Julho, época das cheias, deve subir mais 10 metros. Em 2009 foi a maior cheia desde que o porto mede o nível do rio (1.918).

Encontramos várias casas de moradores construídas sobre as águas. Eles usam toras enormes de uma madeira que flutua. Ela dura até 40 anos dentro da água.

Entramos dentro da mata com os barcos. Muito estranho o barco ir fazendo curvas para contornar grandes árvores.

Encontramos comércio de artesanato feito pelos índios. Tinha também um tanque (gaiola) com uns peixes presos para mostrar aos visitantes.

Fomos visitar o lago das Vitórias Régias. Elas chegam a medir 2 metros de diâmetro e suportam até 20 km (distribuídos) sobre uma folha.

Olha só quem apareceu.  Mãe e filho. Fiquei sabendo que na cidade é muito comum, quando os rios sobem, aparecerem jacarés no meio da cidade devido ao aumento do nível da água dos Igarapés. Eles chegam a entrar pelos esgotos da cidade.

Chegamos ao Restaurante Flutuante onde tivemos um ótimo almoço (também, depois de tantas aventuras, deu fome mesmo). Tinha vários tipos de peixe. Comi um pouco de cada. E ainda tinha sobremesa. rs

Chegamos no Porto, após 6 horas de navegação. O calor é potencializado pela alta umidade do ar o que faz com que sintamos muito mais desconforto físico. Muita gente espera a hora dos barcos saírem tomando um cerveja no porto. Aqui praticamente não tem rodoviária e sim "hidroviária" . . .rs.

Até o 3:35 min = Encontro das Águas ( No 1:50 aparece um boto mergulhando).

Até o 6:30 passeio de barco em direção aos Igarapés e Igapós.

Após o 6:30 navegação entre a mata da floresta amazônica.

Após tomar um banho demorado e descansar, fui assistir uma Sessão da Loja Universitária (composta em sua maioria por estudantes universitários) a convite do Ir.´. Alexsandro. O Grão Mestre Estadual, Ir.´. Loureiro, do GOB-AM estava presente e nos deu uma aula de história na hora do jantar que foi servido após a reunião.

Até que enfim, depois de inúmeros telefonemas acabamos conhecendo o Ir.´. Reginaldo e cunhada Olga. Ele havia viajado para o Paraná nesses dias.

25 = Meu Irmão Salvador e os filhos vieram me pegar no hotel para ver a Feira de Artesanatos que acontece todo domingo numa das ruas mais movimentadas da cidade e que é fechada para a realização da feira.

Hora de ir para o Aeroporto onde o Irmão Lucio estava esperando para a despedida.

Fica aqui o meu agradecimento à todos com quem convivi durante estes dias em Manaus. Foram pessoas maravilhosas que me fizeram sentir parte integrante da família Manauara. Gentis, educados e grandes anfitriões. Muito, muito obrigado à todos e espero poder retribuir, em Curitiba, essa maravilhosa acolhida. Que Deus abençoe à todos.

Cheguei em Boa Vista - Roraima, com 1:30 de voô. Esperei o sol diminuir de intensidade e saí para conhecer a cidade que, embora pequena, pareceu muito simpática. Encontrei um local chamado "Orla  " com imóveis restaurados e a construção de 2 grandes plataformas sobre o Rio Branco. Elas servem para shows e apresentações ao ar livre e tem várias lanchonetes/restaurantes para servir aos que veem apreciar o rio. Fiquei mais de hora assistindo um artista se apresentar.

Depois voltei para o hotel onde terminei este relato.

26.04.10 =Fiz um filme do passeio para o encontro das águas do Rio Negro  X  Solimões que está assim dividido:

Até o 3:35 min = Encontro das Águas ( No 1:50 aparece um boto mergulhando).

Até o 6:30 passeio de barco em direção aos Igarapés e Igapós.

Após o 6:30 navegação entre a mata da floresta amazônica.

Nesta região os Templos das Igrejas Evangélicas são algo impressionante.

Esse é o espaço chamado Orla Taumanan construído sobre o Rio Branco e que serve para shows e eventos. Aqui, à noite, aprecia-se música ao vivo sob um luar maravilhoso devido a estamos na linha do Equador, mais próximos da Lua e do Sol.

Fui visitar o Grande Oriente do Brasil e lá encontrei o Irmão Maique que me mostrou toda a cidade de Boa Vista. Me levou à casa do Grão Mestre da Grande Loja de Roraima, Ir.´. Lindberg que nos recebeu muito bem. Depois fomos até a empresa do Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil Irmão João Batista. Visitamos alguns Templos Maçônicos, o Palácio do Governo e várias outras obras públicas.

Continuando o passeio por toda a cidade, fomos parar na empresa do Irmão Luiz Possebon que é motociclista e ainda não tinha entrado para os Bodes do Asfalto.

À noite fomos numa Sessão de Iniciação da Loja Filhos de Lamec do Grande Oriente do Brasil. Foi a primeira vez que assisti uma Sessão do Rito Brasileiro. Após a Sessão fomos confraternizar e aproveitamos o momento para a fundação da Facção Boa Vista-RR do Moto Clube Bodes do Asfalto. Alguns Irmãos se entusiasmaram tanto que estão pensando em comprar moto....rs.

Fui ao encontro do Irmão Edison Prolla, primeiro integrante do MCBDA em Roraima, que é assessor do Governador de Roraima - José de Anchieta Junior (foto). Batemos um bom papo com o Edison sobre nossas viagens. Em janeiro/10 eu fui para Rio Branco-AC pela mesma rodovia que ele estava descendo de Porto Velho-RO para Porto Alegre-RS e não nos encontramos. Na volta da viagem aconteceu a mesma coisa e não nos encontramos de novo. Mas hoje, hoje nos conhecemos. hehehe

Fui conhecer o Irmão "Canarinho" que é motociclista e vai se associar aos Bodes do Asfalto.

Eis que recebo um telefonema do Paulo Bragato da Caixa perguntando como é que eu venho a Boa Vista e não ligo para ele??? E eu nem sabia que ele estava aqui. Somos amigos, colegas da Caixa, e ele foi gerente em Santa Helena-PR, cidade onde moram meus pais. Aí combinamos de almoçar juntos, colocamos a conversa em dia, e ele me levou para o aeroporto.

Veja o vídeo do Vôo de Boa Vista à Manaus, dos Rios Branco, Negro, Solimões, Amazonas e a floresta amazônica em volta.  http://www.youtube.com/watch?v=GcLO-WJfeqY

Viajar por este Brasil imenso, maravilhoso, com sua gente amiga, fraterna e acolhedora é algo extraordinário (se for com minhas da TAM melhor ainda né? hehehe).

Obrigado à todos que conheci nesta viagem. Que Deus continue lhes dando saúde, paz e essa capacidade acolhedora de receber desconhecidos e torná-los amigos agradecidos, como eu, que espero retribuir quando vierem à Curitiba.