A cada dia uma nova expectativa. Para onde vou? Como serão as estradas? Como será a próxima cidade? Com quem vou me encontrar? Como serei recebido? Mas todas essas perguntas são respondidas, positivamente, todos os dias.

Assim deveria ser minha/nossa vida. Uma grande expectativa todos os dias. E todos os dias encarar o novo desafio com fé, otimismo e confiança. Tudo ficaria mais fácil.

Manhã do dia 19.12.08, estou em Santa Maria-RS, hospedado na casa do Bode, Amigo, Irmão Neto. Fomos conhecer vários pontos turísticos e o centro da cidade de Santa Maria-RS (Universidade, Estação Ferroviária, Lojas Maçônicas, Estrada do Perau Velho etc). 

                

Visitamos a Vinícola "Velho Amâncio" do Irmão Fogaça, gente boa. 

         

Depois fomos visitar o Bode Sendtko (Coord. dos Bodes no Rio Grande do Sul) na Brigada Militar onde ele é Major e também conheci o Bode Andrade.

  

Saímos dali e fomos almoçar, momento em que esteve conosco o Rota X Sérgio Fernandes, esposa e filha. O Bode Sendko e Neto também estavam acompanhados das esposas. Após o almoço hora de arrumar as malas, colocar nos alforjes e seguir o caminho. Eis que o Neto e o Sendko me "escoltaram" por muitos e muitos quilômetros. Queriam me acompanhar na viagem . . .mas acho que as esposas não iam liberar para eles voltarem em fevereiro né?

     

No caminho encontramos um carro o qual identificamos como sendo de um irmão de Santiago-RS, para onde eu estava indo. O irmão Bruno, que é policial civil, me acompanhou até lá onde me encontrei com os Bochi Brum (Alfredo e Olívio) além dos Bodes . . .Na hora de seguir viagem os irmãos Bochi pegaram suas motos e também me acompanharam vários quilômetros por lindas paisagens.

     

Cheguei em São Luiz Gonzaga-RS e já encontrei o Rota X Wanderley SÁVIO que havia colocado a moto na frente da casa e estava com a camiseta do ROTA X. A noite saímos para comer uma pizza, ver apresentações musicais na praça da cidade e ele me presenteou com um livro, de sua autoria, devidamente autografado. O livro é básicamente de "tiras" e "estórias" de personagens do interior, da roça.

               

A sensação de pilotar livre, leve e solto por estas campinas do Rio Grande do Sul é incrível. Percebo que todos os motoristas dos carros que passo ou que me encontram sentem vontade de estar no meu lugar. É incrível mas recebo energias positivas dessas pessoas. Assim, constantemente cumprimento, seja com pequenas buzinadas, seja com meneios de cabeça. Sempre que paro em posto de combustível ou lanchonete surgem as perguntas sobre a moto e sobre a viagem. Todos se espantam de que vou ficar 2 meses viajando e que farei mais de 8.000 km sózinho. Sózinho? Claro que não. Com todos esses irmãos motociclistas me recebendo e me acompanhando, além da companhia de Deus, é impossível estar sózinho.

                

Ao chegar em São Borja-RS telefonei para o Bode Paulo Ricardo que veio ao meu encontro trazendo o Bode Neronei para conversarmos e tirarmos algumas fotos.  Eles insistiram para que eu ficasse até a noite que iam organizar um churrasco mas o Natal está chegando e eu prometi estar em Curitiba-PR nessa data.

 

Depois continuei meu caminho até Itaqui-RS onde um Irmão me esperava no trevo da cidade para me levar para almoçar. Isso foi um pedido do Bode Luiz Lauter que não estava na cidade mas foi avisado pelo Paulo Ricardo de São Borja-RS. Ao estacionar a moto na garagem de uma casa descobri que estava acontecendo a festa de final de ano de uma empresa. Lá estavam umas 30 pessoas e eu, sem cerimônias, acabei almoçando com eles. Rumei para Uruguaiana-RS e ao chegar no centro da cidade já encontrei o Bode Luciano (que eu já havia encontrado em Curitiba-PR) e sua filhinha. O sol estava a uns 40 graus, o asfalto mais ainda. Depois de uma boa conversa, sorvete e refrigerante, passei a ponte para a Argentina só para tirar umas fotos do outro lado, em Passos de Los Libres..  

                 

Só no dia de hoje fiz 574 km entre São Luiz Gonzaga-RS e a chegada em Rosário do Sul-RS. Isto fazendo as paradas conforme relato acima. E considerando ainda o fato de que levantei tarde, como sempre, e saí de São Luiz Gonzaga-RS as 09:30 hs, chegando em Rosário do Sul-RS as 20:30 hs.

Veja o mapa  A Q U I

     

Em Pantano Grande-RS encontrei o motociclista Jordanez com sua esposa. Eles são amigos do Bode e BrazilRiders Lazareno (e quem não é? rs).

       

Ao chegar em Porto Alegre-RS estavam me esperando na entrada da cidade o Fernandão e o Jair Lengo (Brasília). Fomos para o Gasômetro tomar umas águas . . . e depois eles me levaram até a frente do apartamento de minha tia Zenaide (bairro Cristal). 

           

Lá fiquei colocando a conversa em dia até que chegou meu tio Antonio e esposa Jussara. Comemos uma pizza, melancia e sorvete hehehe. Não é fácil aguentar os papos de Internacional (tio) e Gremio (tia). 

   

Segui o tio até seu apartamento onde fui dormir, depois de muito mais conversa. 

"Ó como é bom e agradável viverem unidos os irmãos . . ." Nunca este salmo foi tão evidente para mim. Estou vivenciando algo muito além de qualquer imagem que se possa fazer de fraternidade, de amizade e companheirismo. Me sinto fazendo uma pós graduação em relacionamento humano.

Assim termina meu 12º dia de viagem, com 3.320 km rodados. Veja o mapa desses 3 dias  A Q U I

Imagem